/

Enchidos, cafés ou passeios de bicicleta. Em Portugal, há cada vez mais empresas a aceitar criptomoedas

Há cada vez mais empresas a aceitar criptomoedas como forma de pagamento pelos seus serviços, mas são muitos poucos os clientes que pagam dessa forma.

Fazer pagamentos com criptomoedas já não é uma novidade para muitos portugueses, mas ainda há quem estranhe o novo método e prefira manter os pagamentos tradicionais.

Segundo o Jornal de Negócios, há cada vez mais produtos e serviços que podem ser pagos com bitcoins. Comprar enchidos feitos em Évora, beber um café em Rio Maior, fazer um projeto para uma casa em Lisboa ou passear pela Ecopista do Dão de bicicleta, são alguns exemplos. No entanto, são poucas as vezes que o cliente paga o serviço com bitcoins.

O Meta.atelier, estúdio de arquitetura em Lisboa, contou ao Jornal de Negócios que houve uma apenas uma situação em que um cliente pagou por um projeto através desta moeda digital.

“Na altura, fomos nós que sugerimos ao cliente o pagamento em bitcoins, porque sabíamos que tinha um investimento grande em criptomoedas”, acrescentando a vantagem de não se pagar imposto sobre a transação em Portugal, revelou Inês Marques, fundadora da empresa.

Já em Évora, é possível comprar produtos regionais, como enchidos e mel, com bitcoins, através de um site chamado Enchidos.com. Miguel Ângelo, informático de 48 anos e investidor nesta moeda digital, criou a plataforma para ajudar os produtores locais a vender os seus produtos, numa altura em que as feiras e grande parte do comércio está encerrado.

Segundo o site Coinmap.org, feito pela Coin Flip, a maior operadora de multibancos de bitcoin dos EUA, existem mais de uma centena de empresas portuguesas a aceitarem pagamento através desta criptomoeda, tendo este número subido mais cerca do dobro face ao final de 2018, quando haviam apenas 58 empresas.

Atualmente, é no distrito de Lisboa que existem mais casas a aceitar bitcoin (cerca de 45), com o distrito do Porto (com apenas 14) a seguir-se na tabela. O distrito de Faro (12) completa o pódio com mais empresas a aceitarem bitcoin e segue-se-lhe Leiria (9). Em Santarém existe apenas uma pequena empresa a receber em bitcoins: a pastelaria Alcides, em Rio Maior.

Passear de bicicleta pela Ecopista do Dão, no distrito de Viseu, também é possível para quem quiser pagar com bitcoins, uma vez que a Quinta da Abelenda, que, além do aluguer de bicicletas, tem turismo rural, aceita pagamentos em bitcoin “há vários anos”.

Em todo o mundo, há 21.696 empresas que aceitam este pagamento, comparando com os 11.890 locais registados neste site no início de 2017, de acordo com o Coinmap.org.

Este ano vai surgir mais um apoio para o segmento das cibermoedas, com a Mastercard a anunciar que vai passar a aceitar pagamentos em moedas digitais.

O valor da bitcoin, a mais popular das criptomoedas, bateu de novo recorde esta semana, tendo ultrapassado pela primeira vez os 50 mil dólares, depois de a Tesla ter anunciado a compra de cerca de 1,5 mil milhões de dólares em bitcoin e ter anunciado planear aceitar a moeda como pagamento no futuro.

Ana Isabel Moura, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.