A mais recente versão do jato de combate F-15 Strike Eagle subiu aos céus pela primeira vez. O F-15EX completou o seu primeiro voo de teste no início da semana passada, numa altura em que a Boeing se prepara para cumprir o pedido de oito caças para a Força Aérea dos Estados Unidos.
Em julho de 2020, a Boeing conquistou o contrato de 1,2 mil milhões de dólares para construir os primeiros oito caças F-15EX. A aeronave é a versão mais avançada do F-15 e, segundo o New Atlas, possui controlos fly-by-wire, maior capacidade de transporte de armas, uma cabine digital e o computador de missão mais rápido do mundo.
O primeiro voo de teste do F-15EX foi realizado na terça-feira, dia 2 de fevereiro. A potente aeronave descolou e pousou no Aeroporto Internacional St. Louis Lambert, no Missouri.
O passeio pelos céus teve uma duração de 90 minutos e, segundo os dados recolhidos e analisados durante a viagem, o teste foi bem sucedido – e até teve direito a uma descolagem vertical Viking.
“O voo bem-sucedido de hoje prova a segurança do jato e a prontidão para se juntar à frota de caças do nosso país”, reagiu Prat Kumar, vice-presidente da Boeing e gerente do programa F-15.
“A nossa força de trabalho está animada para construir um caça moderno para a Força Aérea dos EUA. O nosso cliente pode estar confiante na sua decisão de investir nesta plataforma que é capaz de incorporar os mais recentes sistemas avançados, sensores e armas devido ao design da fuselagem digital do jato e à arquitetura de sistemas de missão aberta”, acrescentou o responsável.
De acordo com o comunicado da Boeing, este voo de teste bem-sucedido abre caminho para a entrega dos primeiros dois jatos F-15EX à Força Aérea norte-americana já no final deste trimestre. O contrato inicial prevê a construção de oito, no total.
Como parte de um acordo separado, os planos futuros permitem a construção de até 144 novos caças F-15EX para a Força Aérea.