/

Nova Zelândia quer que escolas ensinem sobre os Maori e história colonial do Reino Unido

O Governo da Nova Zelândia propôs na quarta-feira que todas as crianças aprendam sobre a história do povo Maori e da colonização britânica a partir de um currículo definido que os professores devem seguir, encerrando um sistema em que as escolas escolhem como essas matérias são ensinadas.

De acordo com a CNN, os apoiantes da mudança defendem que a forma como a história do país é ensinada atualmente tende a encobrir as atrocidades contra os povos indígenas durante a colonização, enquanto os críticos dizem que o novo currículo deixaria de apresentar uma visão equilibrada do passado.

“Vamos ensinar, vamos aprender e lembrar. Vamos partilhar a nossa história com todos os alunos em todas as escolas”, disse a primeira-ministra Jacinda Ardern, ao lançar um rascunho do currículo que planeia apresentar no próximo ano.

O povo Maori, que representa cerca de 15% da população da Nova Zelândia, foi despojado de grande parte da suas terras durante a colonização pela Grã-Bretanha. Milhares de Maori protestaram pelos direitos civis e sociais em 2019 e criticaram sucessivos Governos por não fazerem o suficiente.

Falando numa visita ao local da batalha de 1846 entre britânicos e Maori em Ruapekapeka, Jacinda Ardern pediu ao público comentários sobre o projeto, que os apoiantes dizem que reflete um reconhecimento renovado da história e cultura Maori.

O currículo proposto inclui a chegada de Maori à Nova Zelândia, o início da história colonial, a imigração e colonização da Nova Zelândia e o Tratado de Waitangi – um tratado de fundação que foi assinado entre representantes da Coroa Britânica e mais de 500 chefes indígenas Maori em 1840.

Paul Goldsmith, porta-voz da oposição e do conservador Partido Nacional, disse que o projeto “carece de equilíbrio e precisa de revisão”.

“Como ganhamos a vida como país? Como, em tão curto espaço de tempo, alcançamos um dos padrões de vida mais elevados do mundo? Estas questões básicas não aparecem com destaque. Elas merecem muito mais do que uma referência passageira“, disse.

A Nova Zelândia marca o Waitangi Day no sábado passado, que representa o nome da região de Waitangi na Ilha do Norte da Nova Zelândia, onde o tratado de fundação foi assinado.

Maria Campos, ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.