A polícia de Osaka admitiu ter escondido mais de 81.000 crimes durante vários anos numa tentativa de limpar a reputação de crime daquela região japonesa.
A revelação ocorreu esta semana, quando autoridades revelaram que tinham mantido à margem das estatísticas nacionais dados sobre criminalidade no período entre 2008 e 2012.
A ocultação de dados, correspondente a quase 10% de todos os crimes na área durante aquele período, fez com que Tóquio tivesse o pior índice de criminalidade a nível nacional.
A maioria dos crimes ocultados foram relativos a roubos – incluindo dezenas de milhares de roubos de veículos e bicicletas – mas centenas de crimes mais graves, como assaltos e até homicídio, podem ter sido omitidos das bases de dados nacionais, informou o jornal Asahi.
As autoridades negaram ter dado ordens aos subalternos para esconderem a informação, e cerca de 100 funcionários foram repreendidos pela ação.
Mas quadros médios da polícia disseram a alguns órgãos de comunicação social que as autoridades estavam sob pressão por parte de um político regional popular para alterar a imagem da cidade como um antro de criminalidade.
Internacionalmente, o Japão tem uma das menores taxas de criminalidade do mundo. Mas entre os japoneses, Osaka, com 2,7 milhões de habitantes, é há muito tempo vista como mais perigosa do que outros grandes centros urbanos.
/Lusa