/

Estado indiano muda nome da fruta-dragão. Soava demasiado chinês

As autoridades do estado indiano de Gujarat decidiram mudar o nome da popular pitaia, conhecida como fruta-dragão, que a partir de agora será chamada de “kamalam”, que significa “flor de lótus” em sânscrito.

De acordo com a imprensa local, a mudança de nome, anunciada esta terça-feira, deveu-se ao facto de o dragão lembrar muito aos governantes indianos o país vizinho, a China.

“O nome da fruta do dragão está associado à China e nós mudámo-lo”, explicou o ministro-chefe de Gujarat, Vijay Rupani. “Embora a fruta seja conhecida como fruta-dragão, não parece apropriada. A palavra kamalam é uma palavra sânscrita e a fruta tem o formato de uma flor de lótus, por isso decidimos chamá-la kamalam e não há nada político nisso”.

No entanto, o ministro admitiu que a fruta-dragão soa muito “chinês”. As relações entre a Índia e a China, recorde-se, pioraram no ano passado por causa da disputa territorial de longa data na fronteira comum na região dos Himalaias.

Tendo em conta que a flor de lótus é uma flor nacional da Índia e um símbolo do partido governante Bharatiya Janata (Partido do Povo Indiano), a mudança de nome parece ter acontecido mais por motivos políticos do que pela suposta semelhança do fruto com as pétalas de uma flor.

A notícia foi recebida com críticas pela população e os opositores políticos também fizeram troça da ação das autoridades de Gujarat.

“Nem mesmo a imaginação fértil de Orwell poderia conceber o tipo de rara ação do Governo que esta nação está a testemunhar”, escreveu um utilizador do Twitter, que lembrou que, no final do ano passado, a China construiu um nova cidade como cem casas na disputada região de fronteira e sugeriu que, como não há mais pedidos chineses de bloqueio em território nacional, as autoridades voltaram-se para frutas.

Parece que a nossa prioridade para a nação está definida! Não ficamos satisfeitos com a mudança de nome das cidades, temos de mudar o nome de vegetais e frutas também. A propósito, o covid-19 está em andamento, a economia está atingida, estamos no meio de uma pandemia”, lamentou Kunal Kapur, um popular chef e dono de restaurante indiano.

“Se isto parece uma flor de lótus para vocês, não vão a um oftalmologista. Encontrem um psiquiatra”, aconselhou outro utilizador.

“O dragão foi morto!”, troçou o congressista Karti Chidambaram, membro da Câmara Baixa do Parlamento indiano. “Aleluia! Foi mostrado ao dragão o seu lugar… oh, espere, eu quis dizer a fruta-dragão”, ironizou Priyanka Chaturvedi do grupo Shiv Sena.

Maria Campos, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.