/

Os astrónomos captaram duas galáxias a meio de uma colisão (e viram uma garça a formar-se)

Gemini Observatory / AURA

Início da fusão das galáxias NGC 5394 e NGC 5395

As colisões entre galáxias podem demorar milhões de anos. NGC 5394 e NGC 5395 estão a meio de um desses encontros e os cientistas conseguiram captar o evento em imagens.

O par NGC 5394 e NGC 5395, localizado a cerca de 160 milhões de anos-luz da Terra, já colidiu, pelo menos, uma vez e está agora em processo de fusão.

O Observatório Gemini, que contém dois telescópios “gémeos” posicionados nos hemisférios Norte e Sul da Terra, conseguiu captar a colisão. O instrumento, localizado no Havai, foi o responsável pela nova imagem desse encontro cósmico.

Segundo a Astronomy, a colisão pode ter causado movimentos turbulentos nos gases das galáxias e desencadeado novas explosões de formação de estrelas. Na imagem, é possível ver esses “berçários” estelares nos anéis vermelhos que envolvem os braços espirais de ambas as galáxia.

Os astrónomos não acreditam que o evento cause algum tipo de colisão entre as estrelas das duas galáxias, uma vez que estão distantes umas das outras. Ainda assim, parece inegável que o encontro já libertou uma boa quantidade de gás hidrogénio, o formador de estrelas.

Durante a colisão, as galáxias atraem-se gravitacionalmente e deformam-se. A forma atual levou os astrónomos a batizarem este par de galáxias de “Galáxia Heron” (“garça”, em inglês), já que a galáxia maior faz lembrar o corpo da ave, enquanto que a mais pequena representa a cabeça, o pescoço e o bico.

Localizadas próximas à constelação Canes Venatici, a NGC 5395 é a galáxia maior, com 140.000 anos-luz de comprimento, enquanto que a mais pequena, NGC 5394, tem cerca de 90.000 anos-luz de comprimento.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.