/

Cidade chinesa oferece recompensa de 63 euros a quem denunciar residentes sem teste

Uma cidade no norte da China está a oferecer recompensas de até 500 yuan (cerca de 63 euros) para quem denunciar residentes que não fizeram o teste de deteção da covid-19.

A oferta das autoridades de Nangong ocorre numa altura em que milhões de pessoas na cidade e na província vizinha de Hebei estão a ser testadas, como parte dos esforços para controlar o recente surto de infeções, o mais sério na China.

O país asiático controlou amplamente a transmissão local do vírus por meio do uso de medidas consideradas por alguns como extremas e altamente intrusivas, incluindo bloqueio de cidades inteiras, monitorização eletrónica do movimento de pessoas e proibições de viagens “de” e “para” partes do país.

A Comissão de Saúde da China anunciou esta sexta-feira ter identificado 37 casos por contágio local, nas últimas 24 horas. A província de Hebei, que circunda Pequim, somou 33 casos locais, nas últimas 24 horas, parte de um surto que levou as autoridades a colocar parte da província sob quarentena.

A cidade de Shijiazhuang, capital de Hebei, iniciou na quarta-feira uma campanha maciça de testes de deteção da covid-19, que abrange os 11 milhões de habitantes.

A China soma 87.331 infetados desde o início da pandemia e 4.634 mortes, número que permanece estável desde maio passado.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.