O ministro dos Negócios Estrangeiros do Kuwait, Ahmad Nasser al-Sabah, anunciou na segunda-feira que a Arábia Saudita vai reabrir o seu espaço aéreo e as fronteiras terrestres e marítimas com o Qatar.
Como noticiou esta terça-feira o Público, citando a Reuters, o Kuwait e os Estados Unidos (EUA) têm tentado resolver o conflito que levou a Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos, o Bahrain e o Egito a cortar relações com o Qatar em 2017.
“Foi alcançado um acordo para abrir o espaço aéreo e as fronteiras terrestres e marítimas entre a Arábia Saudita e o Qatar a partir desta noite”, disse Ahmad Nasser al-Sabah na televisão kuwaitiana, um dia antes de uma cimeira do Golfo Árabe na Arábia Saudita.
De acordo com a agência estatal da Arábia Saudita, o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman afirmou que a reunião anual iria unir as fileiras da região “face aos desafios que enfrenta”. Numa declaração, Ahmad Nasser al-Sabah explicou que o acordo vai ser assinado na cimeira.
O Qatar negou sempre as acusações de apoio ao terrorismo. Entre as 13 exigências feitas ao país estavam o encerramento da estação televisiva Al Jazeera e de uma base turca no país, o corte de laços com a Irmandade Muçulmana e a diminuição da intensidade de relações com o Irão.
O bloqueio, conhecido como Crise do Golfo, foi considerado o mais grave conflito na região desde a invasão do Kuwait por Saddam Hussein, em 1990.