A Autoridade da Concorrência da Polónia (UOKiK) decidiu aplicar uma multa de cerca de 163 milhões de euros à Jerónimo Martins Polónia, que tem neste país a cadeia de supermercados Biedronka.
De acordo com a RTP, a UOKiK alega que a Biedronka terá aumentado os lucros de forma injusta à custa dos fornecedores, sendo que estes só eram notificados sobre descontos exigidos depois de terem assinado os contratos, a mercadoria ter sido fornecida e os pagamentos estarem na fase final.
“Isto leva a quedas inesperadas dos preços para os fornecedores, uma quebra nos lucros e nas margens, tornando assim significativamente mais difícil o planeamento do negócio”, explica a Autoridade da Concorrência polaca, citada pelo canal público.
Esta prática terá afetado mais de 200 empresas, a maioria das quais ligadas à produção e fornecimento de frutas e legumes, sendo que a Jerónimo Martins Polónia terá lucrado mais de 135 milhões de euros ao longos dos últimos três anos.
Segundo o jornal online Observador, a mesma entidade refere que a multa de cerca de 163 milhões de euros é a maior de sempre num caso em que uma empresa abusa da sua posição contratual.
A Jerónimo Martins “demonstrou uma desonestidade profunda e um desrespeito pelos concorrentes”, diz ainda a UOKiK, cujo presidente, Tomasz Chróstny, considerou também tratar-se de “um abuso de poder absolutamente inaceitável”.
……………….”terá aumentado os lucros de forma injusta à custa dos fornecedores, sendo que estes só eram notificados sobre descontos exigidos depois de terem assinado os contratos, a mercadoria ter sido fornecida e os pagamentos estarem na fase final.”……………………a esperteza saloia do costume……o mal dos xicos espertos é pensarem que os outros são parvos…………esta gente vive num mundo que não é o nosso.