/

Aquecer resíduos plásticos com microondas pode gerar hidrogénio limpo

Uma equipa de cientistas conseguiu gerar hidrogénio limpo através de um processo simples, aquecendo resíduos plásticos com microondas.

O crescente uso de plástico descartável gerou um sério problema ambiental, sendo que, todos os anos, são produzidas cerca de 300 milhões de toneladas de resíduos plásticos. Encontrar uma solução para todo este plástico é de carácter prioritário e uma equipa de químicos da Universidade de Oxford começou a dar os primeiros passos nesse sentido.

Os investigadores usaram microondas para converter sacos plásticos, embalagens de leite e outras embalagens de supermercado numa fonte limpa de hidrogénio.

Converter plástico em hidrogénio não é propriamente uma inovação, já que existem outros métodos para o fazer. No entanto, segundo a New Scientist, esta nova abordagem promete ser mais rápida.

Como a densidade do hidrogénio em sacos plásticos é de cerca de 14% do peso, o plástico oferece uma possível nova fonte para os países que procuram o hidrogénio produzido de forma limpa para enfrentar as alterações climáticas.

O processo utilizado pelos cientistas é descrito no estudo publicado, esta semana, na revista científica Nature Catalysis. O plástico foi cortado em pequenos pedaços com recurso a uma liquificadora de cozinha e misturado com um catalisador de óxido de ferro e óxido de alumínio. De seguida, o plástico é aquecido com um gerador de microondas a 1.000 watts, removendo 97% do hidrogénio do plástico em poucos segundos.

Este simples processo tem também a vantagem de aquecer apenas o catalisador, resultado em menos energia usada, já que o plástico não absorve as microondas.

Os resultados apresentam “uma atraente e potencial solução para resíduos plásticos”, remata Peter Edwards, investigador da Universidade de Oxford.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.