/

Morreu Kulkov, antigo jogador de Benfica e FC Porto. Tinha 54 anos

Twitter

O antigo futebolista russo Vassili Kulkov, que se destacou em Portugal ao serviço do Benfica e do FC Porto, morreu este sábado, vítima de doença oncológica, aos 54 anos, revelou a sua esposa, citada por médias russos.

O antigo jogador evidenciou-se nos russos do Spartak Moscovo e transferiu-se depois para Portugal, para o Benfica, que representou entre 1991 e 1994, seguindo-se a ida para os rivais do FC Porto na temporada seguinte.

Na sua passagem por Portugal, Kulkov sagrou-se campeão pelo Benfica, em 1993/94, e pelo FC Porto, em 1994/95, tendo mais tarde regressado a Portugal e terminado a carreira de futebolista no Alverca, na temporada de 1999/2000.

Além dos dois títulos nacionais em Portugal, Kulkov conquistou uma Taça de Portugal pelo Benfica (1992/93) e sagrou-se campeão na ex-União Soviética pelo Spartak Moscovo, em 1989, e já como Rússia em 1997, também pelo Spartak Moscovo.

Kulkov representou a seleção russa em 42 ocasiões, incluindo os jogos efetuados pela antiga União Soviética.

FC Porto e Benfica emitiram já notas de condolências pela morte de Vasily Kulkov.

“Faleceu Vasily Kulkov, antigo centrocampista que representou o FC Porto na temporada 1994/95. Durante o período que passou na Invicta, Kulkov sagrou-se campeão nacional e vencedor da Supertaça Cândido de Oliveira. Vítima de doença prolongada, o ex-futebolista russo faleceu este sábado, aos 54 anos. Com a camisola dos dragões, Kulkov disputou 27 partidas, apontou dois golos e conquistou outros tantos troféus, antes de regressar ao país natal para representar novamente o Spartak de Moscovo. À família enlutada, o FC Porto apresenta as mais sentidas condolências“, pode ler-se na nota do FC Porto.

Também os encarnados publicaram uma nota de pesar na sua página.

“O Sport Lisboa e Benfica manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento do seu antigo jogador Kulkov, apresentando as mais sentidas condolências a familiares e amigos, neste momento de enorme dor por tão prematura partida deste ex-atleta aos 54 anos. Kulkov representou o Benfica durante três épocas, de 1991 a 1994, com um contributo decisivo para a conquista do Campeonato Nacional em 1993/94 e da Taça de Portugal de 1992/93. Antigo internacional pela União Soviética e posteriormente pela Rússia, o ex-médio participou em 77 jogos com o Manto Sagrado e marcou 11 golos, dois dos quais na mítica noite de 15 de março de 1994, em Leverkusen, onde o Benfica empatou 4-4 e passou às meias-finais da Taça das Taças. Para sempre ficará na nossa memória. Que descanse em paz”, escreveu o clube da Luz.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.