Fábio Silva assinou pelo Wolverhampton, por 40 milhões de euros. O FC Porto pagou 10 milhões em comissões à Gestifute e à empresa do pai do jogador.
O FC Porto vendeu o passe de Fábio Silva ao Wolverhampton mediante o pagamento de uma verba de 40 milhões de euros. Os ‘dragões’ só vão receber 30 milhões euros, sendo que os restantes 10 milhões são para o pagamento de comissões.
A Gestifute, de Jorge Mendes, vai receber 7 milhões de euros, enquanto a STV (Soccer Talent Vision), empresa de Jorge Silva, pai do jogador, vai receber os restantes 3 milhões.
“A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD, nos termos do artigo 248º nº1 do Código dos Valores Mobiliários e em aditamento ao comunicado feito no passado dia 5, vem informar o mercado que, decorrente da transferência do jogador Fábio Silva para o Wolverhampton, por 40 milhões de euros, e da execução dos acordos previamente alcançados, terá encargos com serviços de intermediação, com as empresas Gestifute, SA e STV, Lda, englobando um valor base acrescido do prémio de objetivos, que corresponde a 7M€ (sete milhões de euros) e 3M€ (três milhões de euros), respetivamente”, lê-se no comunicado enviado pelos portistas à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Os valores que serão pagos às duas empresas incluem já prémios de objetivos, decorrentes da venda do passe, explica o Jornal Económico.
Fábio Silva foi a contratação mais cara da história do emblema inglês, tendo assinado contrato até 2025. Fábio Silva vai aumentar o contingente luso no Wolverhampton, que é treinado por Nuno Espírito Santo e que conta no plantel com Rui Patrício, Rúben Vinagre, Rúben Neves, Bruno Jordão, João Moutinho, Pedro Neto, Daniel Podence, Diogo Jota e o recém-chegado Vítor Ferreira.
O Wolverhampton não se fica por aqui e ainda equaciona levar Tomás Esteves, defesa-direito de 18 anos do FC Porto. A notícia do interesse do Wolves no jogador não é recente, mas tem-se intensificado desde o anúncio da mudança de Vítor Ferreira.
Tomás Esteves pode ser o escolhido para ocupar o lugar deixado por Matt Doherty, que recentemente foi vendido por 16,8 milhões de euros ao Arsenal. Os valores de um eventual negócio pelo jovem português ainda não foram revelados.
Belos negócios que se fazem no dragão… e sou portista. Esta malta da bola faz o que quer à pala do povo estúpido. Este ano, mesmo que haja público nos estádios, não irei lá pôr os pés uma única vez. Nem vou ver nenhum jogo na tv. É só negociatas.