Mendes-Wolves: “Parceria, relação ou ditadura?”

Bendoni communication / Wikimedia

O super-agente Jorge Mendes

Mais um reforço para o Wolverhampton, mais um jogador português. A transferência de Fábio Silva e a importância de Jorge Mendes no clube analisadas no estrangeiro.

A contratação de Fábio Silva foi notícia para os lados do Wolverhampton porque foi o recorde na história do clube no mercado, no que diz respeito a compras de passes de futebolistas. Mas contratar um português não é propriamente uma notícia.

No plantel atual estão, para já, nove futebolistas lusos, metade deles habituais na seleção portuguesa: Rui Patricio, Rúben Vinagre, Rúben Neves, João Moutinho, Pedro Neto, Daniel Podence, Diogo Jota, Fábio Silva e Vítor Ferreira (que ainda não tinha sido cedido oficialmente quando estes dois artigos foram escritos). A estes nomes juntam-se Sílvio, Roderick Miranda, Ivan Cavaleiro, Hélder Costa, João Teixeira, Pedro Gonçalves e Bruno Jordão – jogadores que estão, ou estiveram recentemente, ligados ao clube inglês. Além do treinador Nuno Espírito Santo.

A armada lusa crescente originou um artigo de Gabby Barker, no portal Sports Finding, cujo título indica de imediato o seu foco: “A equipa portuguesa do Wolves de Mendes continua a crescer” – com referência ao empresário Jorge Mendes, cuja empresa Gestifute participa no capital do clube.

Barker lembra que Fábio Silva jogou poucas vezes pela equipa principal do FC Porto e reforça a importância da língua portuguesa no plantel dos Wolves: oito portugueses e apenas três ingleses. Além disso, várias equipas portuguesas da I Liga têm menos portugueses do que o Wolwerhampton.

A conclusão de Gabby Barker é que o Wolwerhampton transformou-se num “transporte requintado para todos os jogadores portugueses que querem tentar a sua sorte na Premier League”. E é uma “fórmula que funciona perfeitamente” para os portugueses, destaca.

Parceria? Ditadura? Relação?

Também no portal football365 aparece uma análise ao Wolwerhampton e às chegadas recentes de Fábio Silva e de Marçal, defesa que jogou em Portugal durante vários anos.

Aqui, Will Ford centra-se no número de jogadores que Nuno Espírito Santo tem à sua disposição: apenas 22. E quatro deles raramente jogam. “Mas é assim que o treinador quer e tem resultado, por isso, porquê mudar?”, questiona.

Neste artigo, Ford demonstra que não sabe ao certo como descrever a relação entre Jorge Mendes e o Wolverhampton: “A parceria/ditadura/relação/o que lhe quiserem chamar Mendes-Wolves tem sido incrivelmente benéfica para todos os envolvidos e continua a dar frutos. E tudo aponta para que Mendes continue a fazer um bom trabalho para a equipa”, avisa.

No entanto, fica a observação: “A influência de Jorge Mendes continua a ser desconfortável. A Fosun International, empresa proprietária do clube, assegura que o papel de Mendes é consultivo, mas a sua participação na sua empresa, além da presença no plantel de vários dos seus jogadores – incluindo o próprio treinador Nuno – significa que clube e agente estão tão entrelaçados que quase são um só”.

E ainda levanta-se a questão: “Se o Nuno Espírito Santo for despedido? Jorge Mendes levanta-se e vai embora?”.

NMT, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rio "atirou" Costa aos macacos e pediu aos eleitores que "penalizem" o descaramento do PS

Rui Rio afirma nunca ter visto um "desplante" semelhante ao do PS no que respeita a promessas eleitorais como o que está a acontecer na atual campanha para as autárquicas. Mais um dia, mais uma capelinha. …

Boris quer destronar Thatcher com mais uma década no poder

Há quem acredite que o atual primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, quer bater o recorde de Margaret Thatcher, que exerceu o cargo de 1979 a 1990. Um membro do Governo britânico terá dito ao The Times que …

Itália passa a exigir certificado verde a todos os trabalhadores

Medida é das mais restritivas atualmente em vigor no mundo inteiro, já que todos os regimes de obrigatoriedade que vigoram atualmente aplicam-se sobretudo a profissionais do setor da saúde. A partir de 15 de outubro, itália …

Com receio de que violência negacionista possa escalar, PSP reforça segurança pessoal de políticos

As forças de segurança temem que a violência negacionista aumente e o movimento atraia pessoas desequilibradas. No passado sábado, vários negacionistas, reunidos em mais uma manifestação, desta vez com o mote “Pelas nossas crianças – Rumo …

Promessa eleitoral de Costa em Coimbra arranca um aviso da CNE. Rio ficou "chocado"

António Costa tem estado activo na campanha eleitoral, ao lado dos candidatos do PS às autárquicas, e até sacou da cartola uma maternidade em Coimbra. Uma promessa que deixou Rui Rio "chocado" e que leva …

O voto que dá que falar. "Não há um centímetro quadrado de Portugal que seja indigno" do Constitucional

Três juízes do Tribunal Constitucional contestaram o parecer dos seus pares que considera "desprestigiante" a mudança deste órgão de Lisboa para Coimbra, mas é o voto contra de Mariana Canotilho que dá que falar, uma …

T-shirt reduz efeitos da menopausa

T-shirt portuguesa reduz sintomas da menopausa e ajuda quem tem cancro (e já está à venda)

A investigadora da Universidade do Minho (UM) Filipa Fernandes criou uma t-shirt que atenua os efeitos da menopausa e melhora a qualidade de vida de pacientes com cancro, graças a um tecido com um revestimento …

Estrela Vermelha 2-1 Braga | Guerreiros com mira desalinhada

Inglório. O Sporting de Braga foi a Belgrado perder com o Crvena Zvezda, ou Estrela Vermelha, por 2-1, na primeira jornada do Grupo F da Liga Europa. Os minhotos tiveram mais bola, criaram diversos lances de …

Após "humilhação" frente ao Ajax, Sporting abre caça a novo reforço

O Sporting tem apenas quatro jogadores para a posição de defesa-central. Rúben Amorim vai ter de esperar pelo mercado de inverno para trazer um reforço. As opções para o trio de centrais do Sporting são escassas. …

"Tempestade perfeita" ajuda a explicar "descontrole" nos preços da luz (mas as eléctricas deixam uma promessa)

Os preços da electricidade no mercado de energia atingiram, neste mês de Setembro, um valor recorde e estão "completamente descontrolados" numa altura em que se formou o que os especialistas dizem ser uma "tempestade perfeita". …