O violino tocado pelo chefe da banda do Titanic para acalmar os passageiros enquanto o navio se afundava foi hoje vendido em leilão por 1,06 milhões de euros, batendo o valor recorde para uma só peça de memorabilia do Titanic.
O instrumento, que pertenceu a Wallace Hartley e foi encontrado amarrado ao seu corpo após o músico se afogar com os seus sete companheiros de banda e outros 1.500 passageiros do navio, em 1912, foi vendido na leiloeira especializada em Titanic Henry Aldridge and Son, em Devizes, sudoeste de Inglaterra.
O instrumento tem uma inscrição da noiva de Hartley, Maria Robinson, que lhe oferecera o violino para assinalar o seu noivado, e será vendido juntamente com a sua mala de pele, que tem gravadas as iniciais W.H.H..
O violino tinha um preço de reserva de 200 a 300 mil libras (236 a 354 mil euros), mas estimava-se que atingisse as 400 mil libras (472 mil euros), tendo o valor de venda ultrapassado largamente as melhores expectativas. O leilão foi promovido pela leiloeira especializada em Titanic Henry Aldridge and Son, em Devizes, sudoeste de Inglaterra.
/Lusa
Eu adoraria poder restaurar este violino. Colocar ele de volta a vida para que todos pudessem ouvir seu magnífico som.
Em meu conceito, como Luthier seria preservar todas as suas características originais tanto sonoras quanto visuais.
Porém é claro, avaliar muito bem o que talvez a água do mar o possa ter danificado. e estar ciente do quanto delicado seria este trabalho.
Acredito que seria imensamente emocionante ouvirmos ”Nearer my god to thee” no violino original.
(Uma grande homenagem a todas as almas daquele trágico dia).
Bom, imagino que ele perpetuará em sua vitrine…
Wallace Hartley, seu grande amor pelo instrumento e por quem o ofereceu, sem dúvidas ele jamais o largaria…