/

Lar de Reguengos. Médicos que denunciaram falta de condições foram ameaçados por Diretor Regional de Saúde

9

Pedro Sarmento Costa / Lusa

Os médicos que denunciaram a falta de condições no lar de Reguengos de Monsaraz foram ameaçados com processos disciplinares pelo Diretor Regional de Saúde do Alentejo, José Robalo, avança o Expresso esta terça-feira.

A situação, avaça o semanário esta terça-feira, é denunciada no relatório da comissão de inquérito da Ordem dos Médicos ao surto de covid-19 no lar da Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva, em Reguengos de Monsaraz.

Os profissionais de saúde sido intimidados depois de denunciarem a falta de condições para a prestação de serviços no lar, onde um surto de covid-19 causou dezenas de infetados e terá sido também a causa da morte de 18 pessoas.

“Na reunião os médicos são informados pelo Dr. Robalo de que devem manter a prestação de cuidados no lar porque, caso contrário, incorreriam em processo disciplinar”, pode ler-se no documento, que detalha que o encontro em causa ocorreu uma semana depois de o primeiro caso ter sido detetado e contou com a presença de representantes da Autoridade de Saúde Pública e da Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central.

Ao Expresso, José Robalo admite que mencionou os processos disciplinares, mas apenas quanto à recusa em prestar o serviço e não quanto à falta de condições: “Sim, levantei a possibilidade de um processo disciplinar” nesse encontro.

“Se se recusam a tratar um doente do Serviço Nacional de Saúde, neste contexto, pode ser levantado um processo disciplinar. Não pode haver recusa”.

Eu não sei se havia ou não condições” para prestar os cuidados, continua.

De acordo com o mesmo relatório, por esta altura uma pessoa já tinha morrido e 70 utentes tinham contraído a doença. No dia seguinte, a 25 de junho, a Autoridade de Saúde Pública e da Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Alentejo Central, reconheceu a “falta de condições de segurança” no lar. A 27 de junho, José Robalo terá sido avisado mais uma vez da “verificação das más condições existentes”.

Ao todo, 80 utentes de um universo de 84 e 26 trabalhadores do lar ficaram infetados com o novo coronavírus. Dezasseis idosos acabaram por morrer, bem como uma funcionária e um homem da comunidade, motoristas da Câmara Municipal.

 

ZAP //

9 Comments

  1. O problema deste pessoal que acha que votar no Chega vai resolver todos os problemas é falta de educação. São ignorantes. Não sabem história. Sempre que um partido populista xenófobo ganhou as eleições, nunca correu bem para a população. A cartilha é sempre a mesma: arranjar um ou mais inimigos, colocar as culpas de tudo nesse ou nesses inimigos e prometer acabar ou expulsar esse inimigo ou inimigos. Mesmo assim montes de tolos ignorantes acabam por cair na esparrela, como se pode ver pelas intenções de voto e pelos comentários. Alguns belos exemplos: Hitler, Mussolini, Franco, Videla, Bolsonaro, etc, etc. Nunca correu bem, porque razão vai ser diferente desta vez? Ainda por cima com um comentador da bola que só sabe berrar e nem consegue articular uma ideia ou pensamento político consistente, à parte de por a culpa nos outros. Enfim, estudem.

    • Ignorante és tu que queres no poder estes corruptos do PS, tudo em família. Com esta tralha não vamos a lado nenhum. Tantos impostos e o país está nesta vil tristeza. Acorda para a realidade, pá ! Só o Chega pode ser a esperança para sairmos desta miséria e deste país roubado e acabrunhado.

    • Os comentadores “Acorda para a realidade, pá !” e “Este é da tua laia” por acaso viram-me a defender o PS ou o Sócrates? Não conseguem articular um argumento e por isso inventam. Enfim, não se pode esperar muito mais de apoiantes do Ventura.

  2. Organismos infestados de gente inútil e incompetente que bloqueiam o desenvolvimento e apenas servem para receber chorudos salários ao fim do mês, quando chegar o inverno vai ser linda a resposta dos serviços de saúde, o que nos valerá é o simplex!

    • Em termos epidemias, endémicas ou pandémicas, é muito provável que vamos enfrentar uma autentica hecatombe disso não tenho a menor duvida. A notável insuficiência de resposta em termos de Saúde Publica é mais que notável, assim era mesmo antes deste surto de covid 19. Por isso o dito Simplex que está em vigor desde 2006, não resolveu as evidentes falhas do SNS. Portanto contar com esta ferramenta Administrativa que “nos valerá”, é um pouco contar com o ovo no .. da Galinha !…mas como se diz a esperança faz viver !……. e até morrer !….bem haja e Saúde !

  3. Não seria bem mais útil exigir um cumprimento rigoroso das responsabilidades das instituições, nos seus diferentes níveis? As ARS’s são estruturas vocacionadas para a operacionalização dos serviços e é esse o seu foco. Elas não estão vocacionadas para a normalização, a qual, para ser homogénea e nacional tem que ser realizada ao nível central. É para isso que serve a DGS, casa técnico-normativa por excelência. Ambas se completam. Sendo por isso desaconselhável que DGS interfira no desenvolvimento das intervenções ao nível periférico e que as ARS resistam à tentação de normalizar o que é nacional.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.