/

Siza Vieira garante que subida do salário mínimo não foi discutida à Esquerda

Rodrigo Antunes / Lusa

O ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, garantiu, em entrevista ao Observador, que uma eventual subida do Salário Mínimo Nacional (SMN) não foi discutida com os partidos de Esquerda.

“O tema não foi sequer objeto de discussão entre o Governo, o PCP, o Bloco de Esquerda, o PEV, o PAN”, garante em entrevista ao programa “Sob Escuta”, da Rádio Observador.

Sobre o assunto e questionado sobre uma eventual subida do SMN no próximo ano, tal como foi acordado com o PCP e o Bloco de Esquerda, Siza Vieira não se compromete, dizendo apenas que “não é uma questão que se coloque” neste momento.

Siza Vieira afasta ainda uma eventual crise política na aprovação do Orçamento de Estado para 2021. “O país não admite, não concebe que o sistema político e partidário não consiga dar uma resposta política estruturada num contexto em que estamos a viver tantas dificuldades do ponto de vista económico e social”, começou por dizer.

“Neste contexto tão difícil, mas ao mesmo tempo em que temos estes recursos europeus à nossa disposição, vir a pensar que se cria no Parlamento uma crise política porque os partidos que trabalharam juntos durante cinco anos não têm capacidade para se entender nesta altura. Acho incompreensível. E nem sequer concebo”.

Siza Vieira foi questionado sobre o aumento do SMN depois de o semanário Expresso noticiar que a pandemia pode comprometer a subida. De acordo com o jornal, a a Esquerda puxa pela subida e vai querer debater o assunto nas negociações da OE, ao passo que as entidades patronais dizem não haver condições, não querendo discutir o assunto.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.