Canadá autorizou quatro pacientes terminais a usar cogumelos mágicos

Quatro canadianos com cancros incuráveis receberam permissão para usar psilocibina para os ajudar a lidar com o sofrimento psicológico e emocional associado à doença.

De acordo com o site IFLScience, a psilocibina, geralmente encontrada em cogumelos mágicos, está a ser estudada para tratar depressões e outros problemas de saúde mental, mas continua a ser ilegal na maioria dos países e não pode ser prescrita medicamente.

No Canadá, o uso deste alucinogénico é proibido desde 1974, mas quatro pacientes com cancros incuráveis receberam agora permissão para utilizá-lo. Entre eles está Laurie Brooks, que luta contra um cancro no cólon.

“Tomar psilocibina permitiu-me olhar para o cancro como se estivesse numa caixa no chão ao meu lado, em vez de ser uma nuvem negra que pairava sobre a minha cabeça o tempo todo”, disse a canadiana, em declarações à CBC News.

Segundo o mesmo site, nos últimos anos, vários estudos em pequena escala indicaram que este composto pode ser eficaz para ajudar pessoas a ultrapassar a ansiedade, a depressão e o medo existencial que costumam acompanhar as doenças terminais.

Um artigo científico publicado em 2016 descobriu que estes sintomas psicológicos foram significativamente reduzidos em até 80% em pacientes que sofriam de cancros graves.

A investigação mostrou que uma única sessão com psilocibina – conduzida com supervisão clínica – produziu reduções duradouras na depressão e na ansiedade, com este efeito a ser  ainda percetível seis meses depois.

Um estudo complementar, conduzido no início deste ano, ou seja, mais de quatro anos depois, revelou que a maioria dos participantes que ainda estão vivos continuou a beneficiar da redução do stress psicológico.

No entanto, até serem feitos os ensaios clínicos adequados, é pouco provável que a psilocibina seja aprovada para fins medicinais.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.