/

“Pandemia de sem-abrigo” nos EUA. Há 30 milhões de pessoas sob risco de despejo

Nos Estados Unidos da América avizinha-se uma “pandemia de sem-abrigo”. Até ao final de setembro, 30 milhões de norte-americanos estão em risco de despejo devido à covid-19.

Nos Estados Unidos, a pandemia de covid-19 pode estar a levar a uma nova pandemia: a de sem-abrigo. Com a taxa de desemprego a disparar em flecha no país, muitas famílias deixam de conseguir pagar a rendas de habitação.

No fim de semana, o presidente norte-americano Donald Trump assinou uma ordem executiva que exige que os funcionários da administração “tomem todas as medidas legais para evitar despejos residenciais e execuções hipotecárias resultantes de dificuldades financeiras causadas pela covid-19”. Além disso, pretende alocar fundos para ajudar senhorios em dificuldades.

No entanto, escreve a NPR, a ordem de Trump não é suficiente para evitar problemas maiores, já que não proíbe totalmente os despejos nem oferece assistência de aluguer.

Face à pandemia de covid-19, vários Estados proibiram os despejos, mas agora essas proibições estão a expirar, assim como os apoios aos desempregados atribuídos em março. Até ao momento, o Congresso ainda não chegou a um consenso para prorrogar estes benefícios suplementares.

“Agora você está num momento em que ainda não voltou a trabalhar, a maioria dos benefícios do Governo foi interrompida e a renda ainda não foi paga”, disse Zach Neumann do Instituto Aspen, que fundou o Projeto de Defesa Contra o Despejo de Covid-19.

Neumann estima que cerca de 30 milhões de norte-americanos estão em risco de serem despejados até ao final de setembro.

Mesmo quando as proibições ainda estão em vigor, os inquilinos podem ter dificuldade para entender se estão protegidos pelos benefícios ou quais são seus direitos. Em alguns casos só estão aptas as pessoas que consigam provar que foram prejudicadas pela covid-19.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.