/

Centenas de milhares de abelhas apareceram mortas na Rússia (e não se sabe porquê)

1

As autoridades da região de Kemerovo, na Rússia, iniciaram uma investigação após uma misteriosa morte em massa de abelhas em três distritos diferentes.

Moradores do distrito de Belovsky, na Rússia, relataram a morte de 145 colónias de abelhas, com o valor estimado em cerca de um milhão de rublos (equivalente a cerca de 11 mil euros), segundo o Ministério do Interior da região da Sibéria.

As autoridades locais também receberam relatos de mortes em massa semelhantes nos distritos de Guryevsky e Krapivinsky, embora o número de colónias ainda não tenha sido divulgado, informou a agência de notícias russa Interfax, citada pela Newsweek.

Atualmente, a perda das colónias de abelhas ainda é um mistério. Segundo um comunicado, o ministério está agora a coordenar uma investigação, que envolverá especialistas de “organizações e departamentos especializados”. Como parte da investigação, os cientistas vão examinar amostras de abelhas mortas e mel na tentativa de determinar a causa das perdas das colónias.

Alguns apicultores da região sugeriram que as mortes em massa poderiam ter sido causadas por produtos químicos agrícolas. Esta sugestão levou o Ministério da Agricultura de Kuzbass a juntar-se às investigação para determinar se esses produtos químicos – que são usados para matar ervas daninhas e pragas – podem ser responsáveis pela morte das abelhas.

“Todas as circunstâncias do incidente estão a ser esclarecidas: a data e a hora do tratamento químico dos campos, o registo de apicultores, o volume de mortes de abelhas”, disse um porta-voz do ministério regional da agricultura.

Os agricultores da região participam em treinos todos os anos sobre o uso adequado de produtos químicos no serviço federal de inspeção rural Rosselkhoznadzor.

As mortes em massa de abelhas não são um fenómeno novo na Rússia. As últimas perdas ocorreram depois de relatos semelhantes terem surgido sobre mortes em massa de abelhas no território de Altai, na Rússia, que faz fronteira com o Cazaquistão e na região de Novosibirsk, no sul da Sibéria, em julho e junho, respetivamente.

No verão passado, mais de 30 regiões na Rússia relataram mortes em massa de abelhas. Os especialistas culparam muitas deles pelo uso inadequado de pesticidas nas terras agrícolas. Em agosto do ano passado, o Ministério da Agricultura estimou que, de um total de 3,3 milhões de colónia, 300 mil tinham morrido em todo o país.

Na região de Tula, localizada a mais de 320 quilómetros ao sul de Moscovo, os apicultores locais atribuíram a morte em massa a uma empresa que tratava os seus campos de colza com um inseticida chamado fipronil, proibido para uso agrícola na União Europeia e para certos usos nos Estados Unidos, mas ainda é legal na Rússia.

As colónias de abelhas em todo o mundo estão a enfrentar ameaças de vários fatores, incluindo o uso de pesticidas, mudanças do clima e também parasitas.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.