Afinal, o coronavírus pode não ter “nascido” na China

19

Ninguém sabe muito bem onde, nem em que circunstâncias começou a pandemia de covid-19, mas a teoria que se generalizou é de que teve origem na China. Porém, há especialistas que alertam que o novo coronavírus pode ter “nascido” noutro lado.

O vírus que provoca a covid-19 pode ter tido origem no sudoeste da Ásia, em países como Myanmar, Laos e Vietname, e não na China. Este palpite é de Peter Daszak, líder da organização EcoHealth Alliance que investiga animais que são hospedeiros de doenças que podem passar para as pessoas.

Em declarações à The Economist, este especialista destaca que o foco na China tem levado os cientistas a esquecerem os países à volta, onde os coronavírus podem também ter evoluído.

“Os morcegos-ferradura de Yunnan, que abrigam parentes próximos do SARS-CoV-2 [o nome por que é conhecido o novo coronavírus], são encontrados em toda a região”, nomeadamente em países como Myanmar, Laos e Vietname, conforme destaca a publicação com base nos argumentos de Daszak.

É “bastante provável que morcegos em Myanmar, Laos e Vietname carreguem coronavírus semelhantes ao SARS, talvez uma grande diversidade deles, e que algum deles possa ser próximo do SARS-CoV-2″, salienta Daszak.

O ex-professor de Medicina Tropical e o líder da organização de pesquisa médica Wellcome Trust, Jeremy Farrar, acredita que o SARS-CoV-2 ou um coronavírus semelhante circula entre os humanos no sudoeste da Ásia e no sul da China “há muitos anos” e que os “hospedeiros intermediários ainda não foram identificados”.

Farrar, que trabalhou no Vietname durante 18 anos a liderar uma equipa de investigação da Universidade de Oxford, destaca o hábito das pessoas apanharem morcegos para venderem em mercados de comida. Trata-se de “um comércio sofisticado que pode acabar em grandes cidades como Wuhan”, realça, apontando à localidade chinesa onde é situado o início da pandemia.

A reforçar esta ideia de que o novo coronavírus pode ter tido origem no Vietname, o professor de Medicina John Bell, da Universidade de Oxford, lembra na The Economist o facto de este país apresentar pouca incidência de covid-19, não registando casos de mortes, apesar de fazer fronteira com a China.

A população do Vietname pode não ser “tão imunologicamente ingénua” quanto se supõe”, aponta Bell, salientando também que a circulação de outros vírus do tipo do SARS, que causou o surto de 2003, pode ter criado uma imunidade de grupo para o novo coronavírus naquele país.

no centro da China, onde se situa Wuhan, as pessoas não teriam essa resistência natural, vinca ainda o professor de Medicina.

Todavia, ainda é cedo para tirar conclusões sobre onde está, afinal, a origem da pandemia. Uma missão da Organização Mundial de Saúde (OMS) deverá rumar à China até ao final deste ano para estudar como tudo começou – mas a resposta pode até nem estar na China.

ZAP //

19 Comments

    • E o Trump tem razão, o virus até podia vir do espaço, mas começou na china. Pessoas como você é que cairam na propaganda do PCC/OMS porque acreditam imediatamente no que as “noticias” dizem.

      • É… o Trump tem tanta razão como tu és inteligente!…
        A OMS não faz propaganda – isso faz o Trump e o PCC!!

      • És o sabe tudo e dono da verdade suprema..
        O verdadeiro papagaio das CNN e SIC
        Imagino que tipo de incompetente deves ser na vida real.

      • Duvido que “imagines” alguma coisa de jeito… ainda por cima, com essas notórias limitações!…

      • Até é a China o país que origina guerras no mundo todo, a China, país das guerras e dos conflitos, por todo o mundo, e agora até criou o covid 19 propositadamente! Venha de lá mais um bombardeamento… faz falta aos grandes negócios…
        China, país milenar, que pelo menos, de há muito tempo a esta parte, (muitos anos),não se metia com os outros, países, vivia e deixava viver! Lembram-se?

      • Eles são tão mausinhos, que até devem ter sido eles que inventaram os morcegos, é o que se conclui por aqui….

  1. Pode meter o palpite naquele lugar que sabemos! Estes palhacitos contratados pela China para amenizar a coisa deveriam defenhar com todos os coronas que contem nos morcegos!

  2. Quanto terá pago a china a este pseudo “especialista” para vir dizer isto? Toda gente sabe onde começou e sobretudo, toda a gente sabe quem fez tudo para encobrir os problemas e as consequências e atrasou e firma irremediável a propagação do mesmo. É também de lamentar a atitude de subserviência da OMS nesta tentativa de ocultação dos factos, mas os milhões por debaixo da mesa, falam sempre mais alto. O Trump não é flor que se cheire e a maior parte das vezes só diz asneiras, mas desta vez tem toda a razão, mesmo que essa razão seja usada para encobrir a sua incompetência.

  3. Há algo aqui que não bate certo. Então, a Tailândia é dos “países com menos casos de Covid no mundo” apesar de ter sido o 1º a reportar fora da China. Faz fronteira com 2 dos países mencionados, Myanmar e Laos. Vietname está próximo. E ainda a Tailândia só tem casos de Covid nas entradas ou regressos ao país de estrangeiros ou militares tailandeses…

  4. De facto é tudo muito estranho mas tento em conta tudo, pergunto em quem acreditar..!?! Nesto momento vejo e observo um autêntico espetáculo de feelings e deduções, ao por chic espertize ao mesmo arrogância de quem assume posições por que pensa que sabe.. Mas não sabe nada..!
    Por um lado temos um dito presidente Américo que tudo fez para desvalorizar mas de algo que o mesmo dizia que não iria afectar em nada o País e que em dois meses já tinha passado(aliás este discurso fez escola em alguns países, é a tal gripezinha), por outro lado temos a China que é acusada de demorar a transmitir informação, os peritos mundiais em tais práticas fazem acusações como se os Americanos não fazem diariamente isso, ocultar informação.
    Os Chineses atacam a Índia na fronteira, constroem ilhas no mar para reclamar o direito ao Mar baseados em mapas com mais de 1500anos nunca antes a China demonstrou tais acções agressivas chegando atacar posições de uma potência nuclear, a India.
    Tudo isto é um plano a longo prazo para a China voltar a dominar o Mundo como aliás o fazia até perder a chamada guerra do ópio para os Britânicos.. Os Americanos sabem que com a Europa não podem contar pois a Europa daqui por 50 anos será totalmente diferente, e depois a China tem uma quantidade de mão de obra, tento mesmo o 2maior exército do mundo só superado pela Rússia.. É a inovação de cidadões Chineses e uma pequena amostra de algo pior, pois
    se queram falar em invasão podem falar de aquilo que só a sra Merkel teve coragem de dizer, a Islamizacão da Europa..!! pois uma civilização para prosperar e sobreviver tem de ter uma taxa de natividade de 2,1 e Portugal está bem longe com 1,3 a França 1,4 Alemanha 1,7 Espanha 1,8 e a Itália 1,5 mas a média Europeia é de 1,8. Mas a comunidade Árabe em França têem uma taxa de 7,8 na Alemanha de 8,1 Espanha 5,6 Itália 9,7 sim 9,7 quase 10 filhos por pessoa, mas a média Europeia de cidadãos muçulmanos é “só” de 7,9…!!
    Bem como Kadafhi dizia, eles iam ganhar a guerra sem disparar uma bala.!
    Pois em 2050 mais de metade dos Europeus são muçulmanos Árabes fora os muçulmanos não árabes que têem taxas de natividade ainda superiores..
    Esse o o problema que todos vêem mas empurram pra frente pois é inevitável e os Americanos estão desesperados pois sendo a Europa assim num futuro próximo quem os vai ajudar contra os Chineses e os Russos..?!? pois na Rússia não se vê árabes!! e por que será???!!!??
    A taxa a China é de 1 por imposição do governo mas acabará este ano, curioso timing para tal medida!!?! Medida essa com mais de 50 anos..!??!
    É esta!??! Ahnnhh

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.