/

Encontrada nota manuscrita nos sapatos de uma criança morta em Auschwitz

Memorial and Museum Auschwitz-Birkenau

Um dos sapatos de Amos Steinberg.

Um par de sapatos, com uma nota manuscrita dentro deles, foi encontrado no campo de concentração de Auschwitz. O calçado pertencia a uma criança checa de seis anos.

Investigadores do Memorial e Museu de Auschwitz-Birkenau encontraram um par de sapatos de criança com uma inscrição manuscrita. Nela, podia ler-se o nome da criança, o seu meio de transporte para o campo de concentração de Auschwitz e o seu número de registo.

O calçado era pertencente a Amos Steinberg, uma criança checa de seis anos que chegou a Auschwitz em 1944 com a sua mãe. O All That’s Interesting escreve que nenhum dos dois sobreviveu. A nota estava enfiada no par de sapatos e foi encontrada durante os trabalhos de renovação do Bloco 17.

“Dos documentos que restam, consta-se que a mãe e o filho foram deportados para Auschwitz no mesmo transporte… É provável que ambos tenham sido assassinados na câmara de gás após seleção. Podemos presumir que ela provavelmente garantiu que o sapato do seu filho fosse assinado”, explicou o Memorial e Museu de Auschwitz-Birkenau em comunicado.

A criança foi inicialmente encarcerada o gueto de Theresienstadt, no dia 10 de agosto de 1942. O seu pai foi separado do resto da família e foi transferido de Auschwitz para Dachau, dois anos depois. O comunicado revela ainda que o pai de Amos soube da morte do seu filho e foi o único sobrevivente da família após ser libertado de Dachau.

O calçado de Amos não foi o único a ser encontrado. Foram encontrados outros pares de sapatos com documentos escritos em húngaro.

“Já temos sapatos com descobertas semelhantes nas nossas coleções, mas estes são principalmente jornais, que costumavam ser usados como palmilhas ou isolamento adicional”, disse Hanna Kubike, do Memorial e Museu de Auschwitz-Birkenau.

“Esta descoberta é preciosa e interessante, pois os documentos foram preservados em boas condições e contêm datas, nomes das pessoas envolvidas e legendas manuscritas. Eles datam de 1941 e 1942”, acrescentou.

Mais de um milhão de homens, mulheres e crianças foram mortas em Auschwitz-Birkenau.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.