/

O mais longo cabo de eletricidade do mundo vai “nascer” entre o Reino Unido e a Dinamarca

Viking Link

Já arrancaram as obras para a construção do maior cabo de eletricidade conector do mundo, que permitirá que energia limpa seja transportada entre o Reino Unido e a Dinamarca, avança o jornal britânico The Independent, referindo que o projeto deverá estar concluído em meados de 2023.

O projeto, batizado de Viking Link, é um conector de corrente contínua de alta tensão que ligará os dois países, representando um “marco importante” nos esforços do Reino Unido para alcançar zero emissões líquidas de gases de efeito estufa, segundo a National Grid, empresa multinacional de eletricidade e gás sediada Londres.

O Viking Link custará cerca de 1,8 mil milhões de libras, segundo o mesmo diário.

Ao todo, serão 765 quilómetros de cabo sob o mar entre Bicker Fen em Lincolnshire, Inglaterra, e Revsing no sul da Jutlândia, no território da Dinamarca.

Em causa está um projeto colaborativo entre a National Grid do Reino Unido e o proprietário e operador dinamarquês do sistema elétrico, Energinet.

A Dinamarca tem recursos significativos de energia eólica e o projeto significa que os parques eólicos dinamarqueses poderão em breve um milhão e meio de casas no Reino Unido. O sistema também permitirá ao Reino Unido exportar energia.

“Já concluímos o trabalho de campo inicial com investigações arqueológicas e ecológicas, para além dos estudos [que levamos a cabo] sobre obras de água (…) No entanto, este é um marco fundamental para a construção do projeto”, disse  Mike Elmer, diretor do projeto Viking Link da National Grid Ventures, citando pelo diário.

“O Viking Link desempenhará um papel vital para ajudar a descarbonizar a fonte de alimentação do Reino Unido no caminho para um sistema líquido de energia com zero carbono. Isto permitirá o acesso a um fornecimento mais limpo e ecológico de eletricidade, o que tornará a energia mais segura e acessível para os consumidores”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.