/

Tempo de espera para entrega de cartão de cidadão pode chegar a cinco meses

João Relvas / Lusa

Para fazer o levantamento do cartão de cidadão é preciso fazer marcação e há balcões que só têm disponibilidade para entregar o documento no final do ano.

De acordo com a edição desta quinta-feira do Jornal de Notícias, há balcões de atendimento do Instituto dos Registos e do Notariado (IRN) a agendar o levantamento dos novos cartões de cidadão para setembro, outubro e novembro. Alguns dos concelhos onde a espera é maior são Matosinhos, Gaia, Vila do Conde, São João da Madeira, Albufeira, Amarante, Amarante, Felgueiras, Lousada, Lamego, Mafra, Seixal e Alcochete.

Além disso, há balcões que não estão a aceitar quaisquer agendamentos para renovar o cartão de cidadão. É o caso da Amadora, Cascais, Loures, Oeiras, Sintra, Aljezur e Arouca.

O coordenador da FESAP, José Abraão, disse à Renascença que há conservatórias e Lojas do Cidadão, sobretudo em Lisboa e Porto, a receber diariamente cerca de 800 cartões para entregar aos respetivos titulares. “Com tal pressão não conseguem fazer esse serviço em prazos razoáveis.”

O responsável adiantou que a organização sindical já pediu uma audiência à ministra da Justiça para discutir soluções para este “entupimento”.

A renovação obrigatória do cartão do cidadão foi um problema para vários portugueses durante a pandemia. O Governo decretou que todos os documentos de identificação e outros (cartão de cidadão, carta de condução, registo criminal, certidões e vistos de residência) expirados depois de 24 de fevereiro são válidos até 30 de junho de 2020.

Ultrapassada essa data, os documento continuarão a ser válidos, mas apenas se o seu titular tiver um comprovativo de agendamento.

É possível, desde 9 de junho, pedir por SMS a renovação do cartão de cidadão. O IRN tem contactado por mensagem de texto automática as pessoas que têm o documento de identificação caducado e, para dar início ao processo, o cidadão tem apenas de responder “SIM” à mensagem, procedendo de seguida ao agendamento para o levantamento do cartão.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.