Tempo de espera para entrega de cartão de cidadão pode chegar a cinco meses

João Relvas / Lusa

Para fazer o levantamento do cartão de cidadão é preciso fazer marcação e há balcões que só têm disponibilidade para entregar o documento no final do ano.

De acordo com a edição desta quinta-feira do Jornal de Notícias, há balcões de atendimento do Instituto dos Registos e do Notariado (IRN) a agendar o levantamento dos novos cartões de cidadão para setembro, outubro e novembro. Alguns dos concelhos onde a espera é maior são Matosinhos, Gaia, Vila do Conde, São João da Madeira, Albufeira, Amarante, Amarante, Felgueiras, Lousada, Lamego, Mafra, Seixal e Alcochete.

Além disso, há balcões que não estão a aceitar quaisquer agendamentos para renovar o cartão de cidadão. É o caso da Amadora, Cascais, Loures, Oeiras, Sintra, Aljezur e Arouca.



O coordenador da FESAP, José Abraão, disse à Renascença que há conservatórias e Lojas do Cidadão, sobretudo em Lisboa e Porto, a receber diariamente cerca de 800 cartões para entregar aos respetivos titulares. “Com tal pressão não conseguem fazer esse serviço em prazos razoáveis.”

O responsável adiantou que a organização sindical já pediu uma audiência à ministra da Justiça para discutir soluções para este “entupimento”.

A renovação obrigatória do cartão do cidadão foi um problema para vários portugueses durante a pandemia. O Governo decretou que todos os documentos de identificação e outros (cartão de cidadão, carta de condução, registo criminal, certidões e vistos de residência) expirados depois de 24 de fevereiro são válidos até 30 de junho de 2020.

Ultrapassada essa data, os documento continuarão a ser válidos, mas apenas se o seu titular tiver um comprovativo de agendamento.

É possível, desde 9 de junho, pedir por SMS a renovação do cartão de cidadão. O IRN tem contactado por mensagem de texto automática as pessoas que têm o documento de identificação caducado e, para dar início ao processo, o cidadão tem apenas de responder “SIM” à mensagem, procedendo de seguida ao agendamento para o levantamento do cartão.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

França acaba com máscara no exterior (e Espanha vai pelo mesmo caminho)

Em França, o uso de máscara na rua deixa de ser obrigatório a partir de quinta-feira. Espanha deverá seguir o mesmo caminho "em breve". O uso de máscara no exterior deixa de ser obrigatório em França …

Swissport em Lisboa para tentar comprar a Groundforce

O acionista maioritário da Groundforce, que está a tentar vender a sua participação na empresa de handling, encontra-se agora a negociar com os suíços da Swissport. Depois de o fundo espanhol Atitlan se ter afastado e …

BdP prevê taxa de desemprego de 7,2% e crescimento económico de 4,8%

O Banco de Portugal (BdP) prevê que a taxa de desemprego atinja 7,2% em 2021, recuando para 7,1% em 2022 e 6,8% em 2023, e que o emprego cresça 1,3% este ano. No Boletim Económico de …

Finlândia 0-1 Rússia | Miranchuk recoloca russos na corrida

A anfitriã Rússia conseguiu hoje uma determinante vitória na luta pelo apuramento para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao bater a Finlândia por 1-0, em São Petersburgo. No primeiro jogo da segunda jornada …

Nove militares da GNR acusados de tortura

O Ministério Público (MP) do Porto acusou nove militares da GNR dos crimes de tortura e outros tratamentos cruéis, degradantes ou desumanos e sequestro agravado. O Ministério Público (MP) do Porto acusou nove militares da GNR, …

Costa garante que Lisboa terá o mesmo tratamento que os outros concelhos

Esta quarta-feira, num dia em que Portugal registou 1.350 novos casos ( 928 dos quais na região de Lisboa e Vale do Tejo), o primeiro-ministro afirmou que a capital terá o mesmo tratamento que os …

Salgado disposto a pagar à massa falida do GES para ficar isento de cumprir pena

Ricardo Salgado está disposto a pagar à massa falida do GES para ser dispensado de cumprir pena no processo que o irá julgar por três crimes de abuso de confiança, segundo a contestação da defesa …

PJ detém 12 pessoas por suspeitas de corrupção na Câmara de Loures

Entre os detidos pela Polícia Judiciária (PJ) estão dois empreiteiros, um arquiteto, um empresário ligado a uma obra particular e oito fiscais. Através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção e no âmbito de inquérito dirigido …

Casos disparam: 1350 novas infeções e seis óbitos

Nas últimas 24 horas, houve 1.350 novos casos positivos de covid-19 e morreram seis pessoas, segundo os dados do boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal registou 1.350 novos casos e seis óbitos por covid-19 …

Parlamento vai ouvir Medina e ministro dos Negócios Estrangeiros

Fernando Medina e Augusto Santos Silva vão ser ouvidos no Parlamento sobre o caso da partilha de dados pessoais de ativistas russos. O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, e o ministro dos Negócios …