Festa em parque de campismo de Grândola fez 20 infetados. Reguengos com 110 casos

7

Uma festa de jovens num parque de campismo de Grândola, distrito de Setúbal, está na origem de um surto de covid-19 com 20 pessoas infetadas, confirmou esta quarta-feira a Autoridade de Saúde Publica do Litoral Alentejano.

“Estamos a investigar os contactos dos casos positivos de jovens da zona de Setúbal e de Lisboa, na sequência da estadia, nos dias 10 e 11 de junho, no parque de campismo da Galé, estando a Autoridade de Saúde de Grândola a aguardar o resultado”, explicou à agência Lusa a responsável pela Autoridade de Saúde Pública do Litoral Alentejano, Fernanda Santos.

A SIC Notícias informou que há 20 pessoas infetadas, algumas delas do grupo de adolescentes de Setúbal, Lisboa e Pinhal Novo, com idades compreendidas entre os 15 e os 20 anos, que estiveram juntos a acampar nos feriados de 10 a 14 de junho.

“Hoje testámos os 13 contactos próximos do concelho de Grândola, que estão em quarentena e aguardam o resultado desses testes que, em princípio, serão conhecidos amanhã [quinta-feira]”, adiantou Fernanda Santos, confirmando a existência de 20 casos positivos.

“Esses casos que deram positivo são todos de fora, de Lisboa e Setúbal. Os jovens de Grândola que estiveram nessa festa foram testados e aguardam resultado em quarentena”, reforçou.

Reguengos de Monsaraz com 110 infetados

O número de casos positivos de covid-19 em Reguengos de Monsaraz (Évora) subiu esta quarta-feira para 110, com mais 22 idosos infetados no lar do foco inicial, o que implica a transferência dos únicos oito negativos, disse fonte do município.

“Temos mais 22 utentes do lar cujos resultados dos testes foram positivos”, pelo que “os utentes que estão negativos vão ser transferidos esta tarde para instalações seguras, para o antigo ATL da Santa Casa da Misericórdia”, revelou esta quarta-feira à agência Lusa fonte da câmara municipal.

Segundo a mesma fonte, no lar da Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva (FMIVPS) estão “69 utentes infetados” com covid-19, assim como “22 funcionários“, atingindo os 91 casos positivos.

A estes, juntam-se os 19 casos de infeção comunitária da doença provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 já detetados no âmbito dos testes que a Autoridade de Saúde está a efetuar na cidade, onde começou esta quarta-feira a funcionar uma Área Dedicada Covid-19 completa, com triagem, observação e testagem.

Os utentes do lar da FMIVPS que se mantêm negativos são oito e a sua transferência para o antigo ATL da Santa Casa da Misericórdia, situado “a menos de 500 metros de distância” da instituição, está prevista começar “depois das 16h”, sendo esperado que a operação “não demore muito tempo, porque são poucas pessoas”, segundo a mesma fonte.

“Como a maior parte dos utentes está infetada, e de acordo com os planos de contingência dos lares, fica na instituição e é a minoria, os oito negativos, que é levada para esta área segura”, explicou.

O antigo ATL “está preparado” para receber doentes com covid-19 ou sem a doença “desde março, quando o país ainda se encontrava em estado de emergência”, e dispõe “de 40 camas”, indicou a mesma fonte da autarquia.

Na passada quinta-feira, foi detetado o primeiro caso positivo de covid-19 no lar da Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva, o de uma utente que foi de imediato internada no hospital de Évora, tendo sido iniciada nesse dia a testagem a todos os funcionários e utentes da instituição e, posteriormente, à comunidade.

Além desta idosa, encontram-se mais três utentes do lar internados no Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE), em situação estável, enquanto os restantes infetados permanecem no lar e os trabalhadores com a doença “estão a recuperar nas suas casas”, informou esta quarta-feira a câmara municipal, em comunicado.

A nova Área Dedicada Covid-19 de Reguengos de Monsaraz, com médicos, enfermeiros e técnicos para rastreio, observação e testes, entrou esta quarta-feira em funcionamento no pavilhão multiusos do parque de feiras e exposições da cidade, após ter sido “montada em tempo recorde”, disse à Lusa o presidente do município.

Na Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) pertencente à FMIVPS todos os testes realizados foram para já negativos, acrescentou a câmara. “Mantemos a indicação da Autoridade de Saúde Pública [de que], com a presente informação, não considera a decisão de cerco sanitário, pelo que solicitamos a todos a manutenção da tranquilidade”, alertou a autarquia.

Serviços do município, escolas, creches e jardins-de-infância locais, atividades de apoio à família e alguns estabelecimentos comerciais foram encerrados na cidade, tendo igualmente diversos lares em concelhos vizinhos de Reguengos de Monsaraz voltado a suspender as visitas aos seus utentes, como medida preventiva.

A pandemia de covid-19 já provocou quase 479 mil mortos e infetou mais de 9,3 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP. Em Portugal, morreram 1.543 pessoas das 40.104 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

ZAP // Lusa

7 Comments

  1. E os parques de campismo querem que os autocaravanistas sejam obrigados a pernoitar ali? Então, quem anda a espalhar o virus? Já agora, como deixaram os festejantes/covid19 o parque de campismo em termos de limpeza? Tudo limpinho? Arrumadinho?

  2. Tenham um minimo de vergonha e não ilustrem um artigo com uma foto que NADA TEM A VER com esta situação e que serve apenas para induzir uma leitura de uma ocupação que em nada corresponde à realidade. VERGONHA !

  3. Como é que isto é possível?! Houve licenças por parte de alguém? Quem é o responsável pela organização? Quem é que tolerou que isto acontecesse?

    • E por que motivo é que não deviam continuar?! Não houve o 1º de maio com carrinhas de todos os concelhos de Lisboa a rumarem ao parque eduardo VII?! E também não vai haver Avante?! Eu acho que o povo deve seguir estes belos exemplos e fazer raves por todo o país. A própria tola da ministra da saúde e a incapacitada da DGS disseram que podia haver festas de verão nas terrinhas!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.