//

Nevoeiro confundiu piloto e causou acidente com Kobe Bryant. Pensava que subia quando descia

Um novo relatório, divulgado esta quarta-feira, aponta que o piloto Ara Zobayan terá “percebido mal” os ângulos a que estava a viajar.

O piloto do helicóptero onde seguia a estrela de NBA Kobe Bryant terá ficado desorientado com o nevoeiro espesso, segundo um relatório do Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB), citado pela revista Sábado. O acidente aconteceu no dia 26 de janeiro em Calabasas, Califórnia, e vitimou o piloto, Kobe Bryant e outras sete pessoas.

De acordo com o relatório, o piloto Ara Zobayan terá “percebido mal” os ângulos a que estava a viajar, e reportou que estava a ganhar altitude quando na realidade a estava a perder. Os investigadores acreditam que “o piloto poderia ter interpretado mal os ângulos de inclinação e rotação” devido ao denso nevoeiro na área.

Quando o piloto informou os controladores do tráfego aéreo que estava a subir até aos quatro mil pés, estava na realidade a afundar em direção à colina. “Os ângulos aparentes que foram calculados até agora mostram que o piloto podia ter percebido mal os ângulos. Durante a descida final o piloto, respondendo, indicou que estavam a subir até aos 4 mil pés”, lê-se no documento.

O relatório não revela, porém, qualquer conclusão para a causa do choque, tendo o NTSB indicado que seria divulgado mais tarde um relatório final.

Segundo o relatório da autópsia a Zobayan, o helicóptero atingiu o solo a 296 km/h. Kobe Bryant viajava com oito outras pessoas num helicóptero privado, que se despenhou. Também uma das suas filhas, Gianna​ Maria Onore, de 13 anos, perdeu a vida.

A aeronave ter-se-á despenhado numa montanha na zona de Las Virgenes Road, alegadamente devido ao intenso nevoeiro que se fazia sentir na manhã daquele dia. A aeronave ter-se-á incendiado ao embater no chão.

Bryant, considerado um dos melhores jogadores da NBA, tinha 41 anos e quatro filhas – Gianna, Natalia, Bianca e Capri -, sendo que a mais nova nasceu em junho de 2019.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.