Nevoeiro confundiu piloto e causou acidente com Kobe Bryant. Pensava que subia quando descia

Um novo relatório, divulgado esta quarta-feira, aponta que o piloto Ara Zobayan terá “percebido mal” os ângulos a que estava a viajar.

O piloto do helicóptero onde seguia a estrela de NBA Kobe Bryant terá ficado desorientado com o nevoeiro espesso, segundo um relatório do Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB), citado pela revista Sábado. O acidente aconteceu no dia 26 de janeiro em Calabasas, Califórnia, e vitimou o piloto, Kobe Bryant e outras sete pessoas.

De acordo com o relatório, o piloto Ara Zobayan terá “percebido mal” os ângulos a que estava a viajar, e reportou que estava a ganhar altitude quando na realidade a estava a perder. Os investigadores acreditam que “o piloto poderia ter interpretado mal os ângulos de inclinação e rotação” devido ao denso nevoeiro na área.

Quando o piloto informou os controladores do tráfego aéreo que estava a subir até aos quatro mil pés, estava na realidade a afundar em direção à colina. “Os ângulos aparentes que foram calculados até agora mostram que o piloto podia ter percebido mal os ângulos. Durante a descida final o piloto, respondendo, indicou que estavam a subir até aos 4 mil pés”, lê-se no documento.

O relatório não revela, porém, qualquer conclusão para a causa do choque, tendo o NTSB indicado que seria divulgado mais tarde um relatório final.

Segundo o relatório da autópsia a Zobayan, o helicóptero atingiu o solo a 296 km/h. Kobe Bryant viajava com oito outras pessoas num helicóptero privado, que se despenhou. Também uma das suas filhas, Gianna​ Maria Onore, de 13 anos, perdeu a vida.

A aeronave ter-se-á despenhado numa montanha na zona de Las Virgenes Road, alegadamente devido ao intenso nevoeiro que se fazia sentir na manhã daquele dia. A aeronave ter-se-á incendiado ao embater no chão.

Bryant, considerado um dos melhores jogadores da NBA, tinha 41 anos e quatro filhas – Gianna, Natalia, Bianca e Capri -, sendo que a mais nova nasceu em junho de 2019.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

”As pessoas estão cansadas desta governação”. Moedas desvaloriza sondagem que o coloca atrás de Medina

Carlos Moedas, que se encontra na corrida autárquica em Lisboa, acusa Medina - seu principal adversário - de não ter uma estratégia clara para o Parque Mayer e defende projeto que una a educação a …

FC Porto precisa de fazer 38 milhões de euros em vendas

A SAD do FC Porto precisa de fazer, pelo menos, 38 milhões de euros em mais-valias com a venda de passes de jogadores. As contas foram feitas por Fernando Gomes, tendo em conta o segundo semestre do …

West Ham, Leeds e Bétis. Assim pode ficar a Champions sem os clubes da Superliga

Desde o Leeds na Champions ao Hellas Verona na Liga Europa, sem os clubes da Superliga Europeia, as competições europeias ganhariam um aspeto diferente. Doze clubes anunciaram, este domingo, a criação da Superliga Europeia. A UEFA …

Marco Almeida descarta candidatura a Sintra e pede "seriedade" a Rui Rio

Deixado de fora por Rui Rio na lista de candidatos às autárquicas, Marco Almeida vai ficar como "espectador atento" nestas eleições. O vereador pediu "seriedade" ao líder do PSD. No mês passado, Rui Rio escolheu Ricardo …

Ministro da Educação promete mais testes no regresso às aulas. Professores alertam para incumprimento das regras de segurança

O regresso dos alunos do secundário é marcado pela testagem de 300 mil estudantes, professores e funcionários, depois da vacinação de quase 200 mil trabalhadores escolares num "fim de semana para ganhar coragem", anunciou esta …

Propostas anticorrupção serão aprovadas “muito em breve”

O Governo garante que já não falta muito para entregar suas propostas no parlamento, depois de Marcelo Rebelo de Sousa vincar que espera que seja em breve que os partidos cumpram as promessas de fazer …

Estalou o verniz no PS/Porto. Autarca de Paços de Ferreira recusa recandidatar-se com "este PS concelhio"

Estalou o verniz no PS/Porto. O presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Humberto Brito, declarou que não aceitará recandidatar-se ao cargo pela terceira vez “com este PS” concelhio. De acordo com o jornal Público, …

Pode ter sido descoberto um "elo perdido" na história do alfabeto

Uma inscrição alfabética num fragmento de um jarro encontrado em Laquis (Tel Lachish), em Israel, com cerca de 3450 anos, poderá ser um "elo perdido" na história do alfabeto. "Datada do século XV A.C., esta inscrição …

Morreu Walter Mondale, ex-vice-presidente de Jimmy Carter

O ex-vice-presidente dos Estados Unidos Walter Mondale, ícone do Partido Democrata, morreu nesta segunda-feira aos 93 anos, informou a imprensa norte-americana. A imprensa, que cita um comunicado familiar, não especifica as causas da morte do ex-vice-presidente …

Vão nascer mais duas praias fluviais no Alqueva este verão

A albufeira do Alqueva vai “ganhar” duas novas praias fluviais, no próximo verão, situadas nos concelhos de Alandroal e Portel, no distrito de Évora, num investimento global superior a um milhão de euros. O projeto da …