/

Novo dispositivo produz energia a partir das sombras

(dr) Royal Society of Chemistry

Em dias chuvosos e com pouca luz solar, seria uma mais-valia se pudéssemos usar a sombra dos objetos para obter energia elétrica. A solução desenvolvida por Swee Ching Tan, cientista de materiais na Universidade Nacional de Singapura, conseguiu atingir este feito.

Um novo dispositivo, desenvolvido por Swee Ching Tan, da Universidade Nacional de Singapura, explora o contraste entre pontos brilhantes e sombra para criar uma corrente elétrica capaz de alimentar aparelhos eletrónicos de pequeno porte.

Este gerador “com efeito sombra” é composto por uma camada superfina de ouro sobre silício, um material muito usado nas células solares. A luz que bate no silício energiza os eletrões, enquanto que a camada dourada produz uma corrente elétrica quando parte do dispositivo se encontra à sombra.

Os eletrões energizados saltam do silício para o ourto e, com parte do dispositivo sombreada, a tensão do metal iluminado aumenta em relação à área escura, fazendo com que os eletrões no geral fluam de alta para baixa pressão.

Ao enviar os eletrões através de um circuito externo, é possível criar uma corrente capaz de alimentar um pequeno aparelho eletrónico. Swee Ching Tan garante que, com oito geradores, é possível energizar um relógio inteligente.

De acordo com o Science News, quanto maior for o contraste entre a zona clara e a escura, mais energia o gerador consegue fornecer. O artigo científico foi recentemente publicado na Energy & Environmental Science.

O próximo passo da equipa de cientistas é aumentar o desempenho deste dispositivo. Tan acredita que esta tecnologia será capaz de produzir energia elétrica nos pontos escuros de um painel solar, entre arranha-céus ou até em ambientes fechados.

“Muitas pessoas pensam que as sombras são inúteis. Mas qualquer coisa pode ser útil, até as sombras”, rematou a investigadora.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.