/

Num voo histórico, Space X lança esta quarta-feira astronautas da NASA para o Espaço

NASA

Os astronautas Bob Behnken e Doug Hurley

A Space X vai lançar esta quarta-feira dois astronautas da NASA para o Espaço. Este voo tripulado será certamente histórico, assinalando momentos importantes quer para a agência espacial norte-americana quer para a empresa de Elon Musk .

Este será o primeiro voo espacial tripulado da Space X e será lançado esta quarta-feira do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, nos Estados Unidos, e levará a bordo dois astronautas da NASA até à Estação Espacial Internacional (EEI).

O lançamento está marcado para as 16h30 locais (21h30 em Lisboa).

O voo espacial será o primeiro a sair de solo norte-americano desde 2011 e será a missão mais perigosa e prestigiada que a NASA alguma vez confiou a uma empresa privada.

Os astronautas Bob Behnken e Doug Hurley, que estão em quarentena devido à covid-19 há duas semanas, vão voar a bordo da nova cápsula Crew Dragon, lançada pela SpaceX, uma start-up’fundada em 2002 pelo multimilionário Elon Musk.

Durante a missão, batizada de Demo-2, vão ser testados os sistemas de voo, foguetes, navios e processos de aterragem desenhados pela empresa fundada por Elon Musk.

O objetivo é que a NASA possa enviar os seus astronautas para a Estação Espacial Internacional em voos comerciais dos Estados Unidos e não da Rússia, como acontece desde o final do programa de espacial Atlantis, em 2011.

Sintetizando, este será certamente um voo histórico: a Space X fará o seu primeiro voo tripulado, ao passo que a NASA marcará o fim do contrato dos Estados Unidos com a Rússia para fazer o transporte dos seus astronautas até à estação orbital.

Esta missão procura também lançar as bases para futuros planos de exploração para a Lua, a partir de 2024, e Marte, a partir de 2030.

Caso o lançamento seja cancelado nesta quarta-feira, estão marcados novos voos para sábado e domingo. O mau tempo pode condicionar este lançamento, tal como frisa o portal Business Insider, que detalha que nuvens e chuva podem atrapalhar atrasar o voo.

A missão estava a ser preparada desde 2015.

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o vice-presidente Mike Pence anunciaram a sua presença no Cabo Canaveral para o lançamento e espera-se que milhares de pessoas assistam nas praias próximas, apesar do centro de visitantes estar fechado devido à pandemia de covid-19.

O evento pode ser acompanhado a partir da NASA TV, na rede social Youtube, e também na página da Space X. Para os mais aficionados, recomenda a RR, o melhor é colocar os olhos nos céus: cerca de 20 a 30 minutos depois da descolagem, a aeronave vai passar mesmo à frente da Lua, sendo possível ver um ponto de luz branco a atravessar o céu.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.