Xi Jinping terá telefonado a pressionar líder da OMS, diz secreta alemã. Organização nega

1

Luong Thai Linh / EPA

O presidente da China, Xi Jinping

Os serviços secretos alemães indicaram que o líder da China, Xi Jinping, terá ligado ao diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus, a pedir que não divulgasse a informação de que o coronavírus se transmitia de humano para humano e adiasse a declaração mundial de pandemia.

Segundo noticiou esta segunda-feira o Observador, citandoDer Spiegel, um relatório do Bundesnachrichtendienst aponta que o telefonema terá ocorrido no dia 21 de janeiro. A 28 de janeiro, o líder da OMS e o presidente chinês encontraram-se em Pequim.

A OMS já reagiu, comunicando que a revelação de “uma conversa por telefone entre o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, e o presidente Xi Jingping, da China, são infundados e falsos”. No mesmo comunicado, a organização indicou que “o Dr. Tedros e o Presidente Xi não falaram no dia 21 de janeiro e nunca falaram por telefone”.

Estas notícias “imprecisas distraem e prejudicam os esforços da Organização Mundial de Saúde e do mundo para acabar com a pandemia de covid-19″, apontou a OMS, acrescentando que “a China confirmou a transmissão de humano para humano do novo coronavírus em 20 de janeiro”. A pandemia foi decretada a 11 de março.

O relatório das secretas alemãs estimava ainda que devido à política de informação seguida pela China o mundo perdeu “quatro a seis semanas no combate ao vírus”.

Há vários países que estão a rever as relações diplomáticas com a China na sequência desta pandemia. Os Estados Unidos estarão a investigar a atuação do país, enquanto a Austrália também quer uma investigação, em nome da “transparência”.

ZAP //

1 Comment

  1. A China é capaz disso e de muito mais (assim como fazem regularmente os EUA, etc), mas é estranho a OMS dizer que o seu director nunca falou com o lider da ditadura chinoca ao telefone…
    Os serviços secretos alemães (ou o jornal) estão a falhar…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.