/

PS está na frente, mas é o PSD quem mais sobe. Chega mantém-se em quinto

Inácio Rosa / Lusa

A sondagem para o Porto Canal e jornal Sol, divulgada este sábado, dá aos socialistas 37,7% das intenções de voto, mais 1,3% do que o resultado obtido nas legislativas de outubro do ano passado.

O PS sobe nas intenções de voto, mas vê estreitar-se a sua vantagem sobre o PSD para 8,3 pontos percentuais (p.p.), num estudo da Eurosondagem em que o Chega surge como quinto partido.

A sondagem para o Porto Canal e Sol dá aos socialistas 37,7% das intenções de voto, mais 1,3 p.p. do que o resultado obtido nas legislativas de outubro de 2019 e mais 8,3 p.p. que o PSD, o partido que mais sobe relativamente ao último estudo, realizado em fevereiro.

Num momento em que a ação política é condicionada pela pandemia da covid-19, o partido liderado por Rui Rio obtém 29,4% das intenções de voto, registando a maior subida face ao barómetro de fevereiro (2,2 p.p.).

O BE continua na terceira posição com 8,3% (menos 1,2 p.p. que nas legislativas), seguido pela CDU (PCP/PEV), com 5,5% (-0,8 p.p.).

O Chega mantém-se como quinto partido, alcançando 4,0% das intenções de voto, mais 2,7 p.p. que nas últimas legislativas e 0,4 p.p. que no estudo de fevereiro. Atrás do Chega, surgem o CDS-PP, com 3,0% (-1,2 p.p.) e o PAN, com 2,5% (-0,8 p.p.)

A Iniciativa Liberal conta com 1,2% das intenções de voto, menos 0,1 p.p. que em outubro passado, e o Livre desaparece do radar dos partidos com representação parlamentar, surgindo agregado na rubrica “outros partidos, brancos e nulos”, que somam globalmente 8,4%.

No estudo, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, surge como uma das figuras mais populares, com uma taxa de aprovação de 66,3%. Os menos populares são André Ventura, do Chega, com um saldo negativo de 0,4%, e João Cotrim de Figueiredo, da Iniciativa Liberal, com -1,2%.

O estudo da Eurosondagem foi realizado entre os dias 4 e 7 de maio, através de 1.005 entrevistas telefónicas validadas, e tem uma margem de erro máxima de 3,09%.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.