/

Cientistas descobriram novo método para injetar medicamentos nas plantas

Cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) desenvolveram um método super preciso e altamente delicado para administrar medicamentos nas plantas.

Atualmente, as plantas podem ser pulverizadas com pesticidas — que, na verdade, não penetram nas suas raízes —, ou podem ser tratadas com grandes agulhas que não são particularmente precisas e tendem a causar danos.

De acordo com o site Science Alert, o novo método utiliza micro-agulhas (ou o que os investigadores chamam de phytoinjectors), em cima de um adesivo à base de seda, capaz de atingir diretamente o sistema circulatório de uma planta.

Para além de fornecer medicamentos ou nutrientes em diferentes partes da planta, o novo mecanismo também pode ser usado para recolher amostras da mesma, podendo depois ser analisadas em laboratório, ou até para editar o seu ADN.

Os cientistas escolheram a seda por ser um material forte, não causar reações nas plantas e poder degradar-se depois de os medicamentos terem sido chegado ao destino.

Porém, o design destas micro-agulhas também teve de ser adaptado porque, ao contrário do corpo humano, as plantas têm muito menos água disponível. A equipa conseguiu, assim, aumentar a hidrofilicidade da seda (capacidade de atrair água) e criar um novo material mais adequado.

Os cientistas testaram este novo método em plantas de tomate e de tabaco e, ao mesmo tempo, utilizaram moléculas fluorescentes para acompanhar o progresso da injeção desde as raízes até as folhas.

Os resultados, publicados na revista científica Advanced Science, mostram que foram bem-sucedidos e, de acordo com a equipa, o mecanismo poderá até ser adaptado para ser usado noutras plantas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.