/

Na China, o seu signo pode desclassificá-lo numa entrevista de emprego

5

Na China, revelar a data do seu aniversário pode ser a forma mais rápida de ser desclassificado numa entrevista de emprego. Não tem a ver com a discriminação da idade, mas sim do signo.

De acordo com um novo estudo publicado este ano na revista científica Journal of Personality and Social Psychology, os gerentes chineses responsáveis pela contratação de novos funcionários discriminam os candidatos por causa dos seu signo do zodíaco.

“Curiosamente, na China, existem estereótipos de personalidade associados aos signos astrológicos”, afirmaram os autores do estudo, liderada por Jackson Lu, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, citados pela revista Forbes.

“Em particular, algumas pessoas evitam intencionalmente pessoas com signo Virgem (nascidos entre 23 de agosto e 22 de setembro) como amigos, parceiros românticos ou funcionários, supostamente porque os virginianos são estereotipados por terem personalidades desagradáveis”, acrescentaram.

Os investigadores recrutaram 351 profissionais chineses de recursos humanos de 24 indústrias diferentes para participar numa pequena experiência online. No estudo, pediram aos gerentes de contratação que analisassem um dos quatro currículos e indicassem a sua disposição em contratar o candidato descrito no currículo.

Os currículos eram idênticos, mas tinham duas diferenças: os investigadores alteraram sistematicamente o aniversário, 25/08/1995 (Virgem) e 20/08/1995 (Leão) e o sexo do candidato a emprego.

Os cientistas concluíram que os profissionais expressaram uma maior disposição em contratar o candidato com o signo Leão do que o Virgem. Os gerentes de contratação não eram mais ou menos propensos a contratar homens ou mulheres.

Os investigadores também perguntaram aos profissionais de recursos humanos com que frequência os sinais astrológicos eram discutidos ao tomar decisões de contratação na sua empresa. Aproximadamente 40% dos gerentes de contratação envolviam-se em discussões frequentes nesse sentido.

Depois de chegar a estes resultados, os investigadores conduziram um estudo para refutar a ideia do “estereótipo Virgem”: recrutaram 173.309 adultos chineses e pediram-lhes que dissesse o seu aniversário e preenchessem uma série de testes de personalidade que continham características de personalidade alinhadas com as várias descrições de signos astrológicos.

“Apesar do grande tamanho da amostra, os signos astrológicos não previram significativamente nenhum dos traços de personalidade. Este resultado nulo era verdadeiro para os crentes e não crentes dos signos astrológicos. As descobertas fornecem mais evidências de que os estereótipos astrológicos são infundados”, escreveram.

De acordo com a Forbes, este estudo é importante para identificar uma prática discriminatória de contratação, mas também para esclarecer a transmissão cultural de crenças pseudocientíficas.

Embora a astrologia ocidental seja um elemento nos Estados Unidos há décadas, é um fenómeno relativamente novo na China. Segundo o jornal norte-americano The New York Times, a astrologia ocidental começou a infiltrar-se na China nos anos 90 através de programas de variedades de Taiwan. A partir de 2013, a frase “signo astrológico” era o quinto termo de pesquisa móvel mais popular no Baidu, o mecanismo de pesquisa mais popular da China.

ZAP //

5 Comments

  1. Astrologia… Uma forma de preconceito da era das trevas que ainda subsiste na sociedade. Ou em algumas sociedades, nas mais primitivas e ignorantes. Pessoas de países mais desenvolvidos (não apenas economicamente) fazem pouca referência a tal parvoíce.

  2. Há séculos que, na -china, se “classificam” as pessoas pelos signos.
    Os signos chineses, claro.
    O mesmo com alguns nomes e números.
    É só ler sobre isso.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.