Na China, o seu signo pode desclassificá-lo numa entrevista de emprego

Na China, revelar a data do seu aniversário pode ser a forma mais rápida de ser desclassificado numa entrevista de emprego. Não tem a ver com a discriminação da idade, mas sim do signo.

De acordo com um novo estudo publicado este ano na revista científica Journal of Personality and Social Psychology, os gerentes chineses responsáveis pela contratação de novos funcionários discriminam os candidatos por causa dos seu signo do zodíaco.

“Curiosamente, na China, existem estereótipos de personalidade associados aos signos astrológicos”, afirmaram os autores do estudo, liderada por Jackson Lu, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, citados pela revista Forbes.

“Em particular, algumas pessoas evitam intencionalmente pessoas com signo Virgem (nascidos entre 23 de agosto e 22 de setembro) como amigos, parceiros românticos ou funcionários, supostamente porque os virginianos são estereotipados por terem personalidades desagradáveis”, acrescentaram.

Os investigadores recrutaram 351 profissionais chineses de recursos humanos de 24 indústrias diferentes para participar numa pequena experiência online. No estudo, pediram aos gerentes de contratação que analisassem um dos quatro currículos e indicassem a sua disposição em contratar o candidato descrito no currículo.

Os currículos eram idênticos, mas tinham duas diferenças: os investigadores alteraram sistematicamente o aniversário, 25/08/1995 (Virgem) e 20/08/1995 (Leão) e o sexo do candidato a emprego.

Os cientistas concluíram que os profissionais expressaram uma maior disposição em contratar o candidato com o signo Leão do que o Virgem. Os gerentes de contratação não eram mais ou menos propensos a contratar homens ou mulheres.

Os investigadores também perguntaram aos profissionais de recursos humanos com que frequência os sinais astrológicos eram discutidos ao tomar decisões de contratação na sua empresa. Aproximadamente 40% dos gerentes de contratação envolviam-se em discussões frequentes nesse sentido.

Depois de chegar a estes resultados, os investigadores conduziram um estudo para refutar a ideia do “estereótipo Virgem”: recrutaram 173.309 adultos chineses e pediram-lhes que dissesse o seu aniversário e preenchessem uma série de testes de personalidade que continham características de personalidade alinhadas com as várias descrições de signos astrológicos.

“Apesar do grande tamanho da amostra, os signos astrológicos não previram significativamente nenhum dos traços de personalidade. Este resultado nulo era verdadeiro para os crentes e não crentes dos signos astrológicos. As descobertas fornecem mais evidências de que os estereótipos astrológicos são infundados”, escreveram.

De acordo com a Forbes, este estudo é importante para identificar uma prática discriminatória de contratação, mas também para esclarecer a transmissão cultural de crenças pseudocientíficas.

Embora a astrologia ocidental seja um elemento nos Estados Unidos há décadas, é um fenómeno relativamente novo na China. Segundo o jornal norte-americano The New York Times, a astrologia ocidental começou a infiltrar-se na China nos anos 90 através de programas de variedades de Taiwan. A partir de 2013, a frase “signo astrológico” era o quinto termo de pesquisa móvel mais popular no Baidu, o mecanismo de pesquisa mais popular da China.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Essa é que é uma grande verdade que a ciência não quer analisar. Os virgens são mesmo de evitar. Mais nada.

  2. Astrologia… Uma forma de preconceito da era das trevas que ainda subsiste na sociedade. Ou em algumas sociedades, nas mais primitivas e ignorantes. Pessoas de países mais desenvolvidos (não apenas economicamente) fazem pouca referência a tal parvoíce.

  3. Há séculos que, na -china, se “classificam” as pessoas pelos signos.
    Os signos chineses, claro.
    O mesmo com alguns nomes e números.
    É só ler sobre isso.

RESPONDER

Bolsonaro diz estar de "consciência tranquila". Brasil com quase 100 mil mortos

O Presidente do Brasil afirmou, esta quinta-feira, que está de "consciência tranquila", num momento em que o país sul-americano está quase a chegar aos 100 mil mortos por causa da pandemia de covid-19. "Estamos de consciência …

PSP já apanhou mais de três mil pessoas a conduzir sem carta este ano

O número de pessoas detetadas a conduzir sem carta aumentou 22% nos sete primeiros meses deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. "De 1 de janeiro a 31 de julho de 2020, …

"Vacina deve ser um bem global de saúde pública". OMS critica "nacionalismo de vacinas"

A Organização Mundial de Saúde (OMS) criticou na quinta-feira o "nacionalismo de vacinas" para a covid-19, afirmando que qualquer país terá benefícios económicos e de saúde se o resto do mundo recuperar da pandemia. "O nacionalismo …

Depois da explosão, os protestos em Beirute. Manifestantes anti-Governo pedem mudança política urgente

Esta quinta-feira, dezenas de manifestantes foram dispersos com gás lacrimogéneo quando protestavam na sequência da explosão em Beirute, capital do Líbano, que provocou pelo menos 149 mortos, cinco mil feridos e a destruição de casas …

Em vez de flores, família de Fernanda Lapa pede donativos por Bruno Candé

A família da atriz, que faleceu esta quinta-feira, apela a que quem queira oferecer flores para o funeral faça antes um donativo para os herdeiros do ator Bruno Candé, que foi assassinado, em Lisboa. "A Família …

Orbán diz que todos os migrantes ilegais são potenciais "bombas biológicas"

O primeiro-ministro da Hungria, o ultranacionalista Viktor Orbán, defendeu esta sexta-feira que se deve impedir a chegada de imigrantes ilegais ao país porque estes são potenciais "bombas biológicas" devido à covid-19. Conhecido pelos seus discursos contra …

Donald Trump proíbe transações com empresa chinesa detentora do TikTok

Donald Trump assinou uma ordem executiva que proíbe as transações com a ByteDance no prazo de 45 dias e o Senado já aprovou o projeto de lei que proíbe o descarregamento e utilização da aplicação. …

Preocupado com os incêndios, Marcelo admite interromper férias. Ontem foi o pior dia

O Presidente da Repúblic disse esta quinta-feira que está a acompanhar a vaga de incêndios que assola o território continental e admitiu a possibilidade de interromper as férias no Porto Santo se a situação piorar. "É …

Portugal foi o "patinho feio", mas volta a estar em contraciclo com a Europa (por bons motivos)

Portugal destaca-se agora por apresentar uma tendência de redução de novos casos de infeção pelo novo coronavírus, ao contrário de outros países europeus. Quando o novo coronavírus começou a ganhar terreno no continente europeu, Portugal foi …

Kim Jong-un insiste que a Coreia do Norte travou o vírus, mas intensifica combate à covid-19

Kim Jong-un tem repetido várias vezes que a Coreia do norte "travou o vírus maligno", mas o reforço das medidas de combate à covid-19 e a canalização urgente de material médico e alimentos para Kaesong …