/

Antigos egípcios acreditavam que o céu era uma gigante banheira cheia de água

1

Os antigos egípcios acreditavam que o céu era um recipiente de ferro cheio de água, em que pedaços dele ocasionalmente caíam à Terra na forma de meteoritos de ferro.

Embora o ferro seja um material bastante comum na Terra, era em grande parte inacessível a civilizações primitivas como os egípcios antigos. Isto pode ter feito com que o metal se tornasse algo misterioso para estes povos, explica Victoria Almansa-Villatoro, autora do estudo publicado, em abril, na revista científica The Journal of Egyptian Archaeology.

Esta conclusão foi possível graças à análise de hieróglifos antigos, que permitiu perceber aquilo que este povo pensava sobre o céu. Embora a ideia de que o céu fosse uma banheira gigante banheira de ferro pareça descabida, os antigos egípcios poderiam ter boas razões para acreditar nisso.

Isto porque os meteoritos que caíam do céu continham ferro, contribuindo para a sua teoria. Os egípcios usavam o ferro para produzir vários tipos de objetos. Aliás, a maior parte do ferro utilizado na altura era proveniente de meteoritos.

De acordo com a revista New Scientist, há cerca de 3.300 anos, foi introduzido um novo hieróglifo no Egito, que significava literalmente “metal do céu”. No entanto, este novo estudo sugere que os egípcios já sabiam que os meteoritos tinham ferro há muito mais tempo. Os investigadores descobriram escrituras relativas à ligação entre o céu e o ferro com 4.300 anos.

Os meteoritos de ferro são mais densos do que os outros, o que faz com que as suas colisões sejam mais fortes. Ao atingir o solo, emitiam um som semelhante a um trovão e podia até ver-se um flash de luz semelhante. Não evidências que os antigos egípcios viram meteoritos a cair do céu, embora tenham associado o ferro a Seth, o deus das tempestades.

ZAP //

1 Comment

  1. Mas agora como o Egipto desapareceu, deu lugar ao Egito e portanto deixaram de ser egípcios serão egitos e talvez mais inteligentes.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.