/

O helicóptero Ingenuity está (quase) pronto para voar nos céus de Marte

O pequeno helicóptero Ingenuity está nos preparativos finais para ser lançado rumo ao Planeta Vermelho, em julho deste ano.

O Ingenuity, um helicóptero pequeno e autónomo, viajará com o rover Mars Perseverance, da NASA, rumo ao Planeta Vermelho ainda este ano. O lançamento, planeado para julho de 2020, deverá demonstrar a viabilidade e o potencial de veículos mais pesados ​​que o ar nos céus marcianos.

O helicóptero vai tornar-se a primeira aeronave a tentar voos motorizados noutro planeta. Após o pouso, o Ingenuity permanecerá encapsulado numa capa protetora destinada a protegê-lo de detritos durante a entrada, a descida e o pouso. Depois, vai operar por contra própria na superfície marciana.

O helicóptero concluiu com sucesso o seu programa de testes de voo usando a câmara de simulação espacial de 8 metros no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA. A próxima tentativa de voo será no ambiente real de Marte, adianta o EurekAlert.

Se for bem-sucedida durante o seu teste experimental de voo de 30 dias marcianos (31 dias da Terra), a pequena nave provará que o voo motorizado pode ser realizado em Marte, permitindo que futuras missões no Planeta Vermelho utilizem helicópteros de segunda geração para adicionar uma dimensão aérea às suas explorações.

Além de poderem ajudar na investigação de alvos difíceis de alcançar, como falésias, cavernas e crateras profundas, estas aeronaves poderiam carregar pequenos instrumentos científicos.

O Perseverance e o helicóptero Ingenuity estão, atualmente, em montagem e nos preparativos finais no Kennedy Space Center da NASA, na Florida. Em julho, serão lançados num foguete Atlas V do Cabo Canaveral e deverão pousar na cratera Jezero, em Marte, em 18 de fevereiro de 2021.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.