O helicóptero Ingenuity está (quase) pronto para voar nos céus de Marte

O pequeno helicóptero Ingenuity está nos preparativos finais para ser lançado rumo ao Planeta Vermelho, em julho deste ano.

O Ingenuity, um helicóptero pequeno e autónomo, viajará com o rover Mars Perseverance, da NASA, rumo ao Planeta Vermelho ainda este ano. O lançamento, planeado para julho de 2020, deverá demonstrar a viabilidade e o potencial de veículos mais pesados ​​que o ar nos céus marcianos.

O helicóptero vai tornar-se a primeira aeronave a tentar voos motorizados noutro planeta. Após o pouso, o Ingenuity permanecerá encapsulado numa capa protetora destinada a protegê-lo de detritos durante a entrada, a descida e o pouso. Depois, vai operar por contra própria na superfície marciana.

O helicóptero concluiu com sucesso o seu programa de testes de voo usando a câmara de simulação espacial de 8 metros no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA. A próxima tentativa de voo será no ambiente real de Marte, adianta o EurekAlert.

Se for bem-sucedida durante o seu teste experimental de voo de 30 dias marcianos (31 dias da Terra), a pequena nave provará que o voo motorizado pode ser realizado em Marte, permitindo que futuras missões no Planeta Vermelho utilizem helicópteros de segunda geração para adicionar uma dimensão aérea às suas explorações.

Além de poderem ajudar na investigação de alvos difíceis de alcançar, como falésias, cavernas e crateras profundas, estas aeronaves poderiam carregar pequenos instrumentos científicos.

O Perseverance e o helicóptero Ingenuity estão, atualmente, em montagem e nos preparativos finais no Kennedy Space Center da NASA, na Florida. Em julho, serão lançados num foguete Atlas V do Cabo Canaveral e deverão pousar na cratera Jezero, em Marte, em 18 de fevereiro de 2021.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Austrália vai manter fronteiras fechadas até 2022. Índia com novo máximo de casos

O Governo australiano vai manter as fronteiras internacionais fechadas até 2022 devido a incertezas sobre vacinas e novas estirpes, disse o ministro das Finanças do país, Simon Birmingham. "As incertezas sobre a velocidade da vacinação e …

Em breve será possível usar mesmos dados biométricos no Cartão de Cidadão e Passaporte

A ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, disse esta quinta-feira que “em breve” será possível utilizar os mesmos dados biométricos no Cartão de Cidadão e no Passaporte ou ativar a …

Rio diz que Governo “vai levar ao colo” Medina. Moedas ataca o rival e diz que as suas promessas não valem nada

O presidente do PSD, Rui Rio, afirmou esta quinta-feira que o Governo “vai levar ao colo” o candidato socialista à Câmara Municipal de Lisboa, porque “pelas guerras e desequilíbrios internos” não pode perder a eleição …

Portugal regista cinco mortos e 373 novos casos nas últimas 24 horas

O boletim desta quinta-feira da Direção-Geral da Saúde (DGS) regista cinco óbitos e 373 novos casos de covid-19 em Portugal nas últimas 24 horas. Há ainda mais 538 recuperados. O boletim da DGS, do dia 6 …

“Quem não nasceu com o apelido Espírito Santo tem de ir à luta”, diz Gama Leão

João Gama Leão deixou uma dívida de mais de 300 milhões de euros ao Novo Banco através da Prebuild, um dos grandes devedores do banco. O empresário assumiu a responsabilidade pelos créditos em incumprimento, fez …

Avião da TAP retido na Venezuela regressa a Lisboa hoje

O avião da TAP que ficou retido na Venezuela por causa de uma carga de cocaína regressa nesta quinta-feira a Lisboa, assim como a tripulação, disse à agência Lusa fonte oficial da empresa aérea portuguesa. Segundo …

Marcelo convida Ramalho Eanes para presidir comemorações dos 50 anos do 25 de Abril

O presidente da República em funções, Marcelo Rebelo de Sousa, convidou o ex-presidente da República Ramalho Eanes para presidir as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril. O convite dirigido ao general Ramalho Eanes, um …

Vacinas contra a covid-19 para menores de 16 anos podem ser aprovadas em breve

Vacinas contra a covid-19 para menores de 16 anos podem ser aprovadas em breve. Contudo, os especialistas têm dúvidas em relação à necessidade de vacinar os mais jovens. Atualmente há apenas uma vacina contra a covid-19, …

Netanyahu não conseguiu formar Governo em Israel. Segue-se Lapid

Esta quarta-feira, Reuven Rivlin, Presidente de Israel, chamou Yair Lapid, líder do partido Yesh Atid, para lhe entregar a responsabilidade de formar um Governo que consiga o apoio do Knesset (Parlamento). O partido de Yair Lapid, …

Almofada de prevenção contra a pandemia. Câmara de Lisboa quer pedir 20 milhões à banca

A Câmara Municipal de Lisboa quer contrair um empréstimo de 20 milhões de euros junto do BPI, uma almofada de prevenção para fazer face às despesas correntes emergentes do combate à pandemia de covid-19. O Público …