MNE alemão alerta contra “corrida europeia” à reabertura do turismo

Clemens Bilan / EPA

O ministro dos Negócios Estrangeiros alemão, Heiko Maas

O ministro alemão dos Negócios Estrangeiros, Heiko Maas, aconselhou no domingo os países europeus a não reabrirem o turismo demasiado cedo, devido ao risco de uma nova vaga de contágios de Covid-19.

“Uma corrida europeia para ver quem permitirá primeiro as viagens de turismo conduzirá a riscos inaceitáveis”, disse o governante ao Bild am Sonntag, citado pelo Expresso, referindo que são necessários critérios comuns sobre a liberdade de viajar “o mais rapidamente possível, mas tão responsavelmente quanto necessário”.

E frisou: “Não podemos arruinar os sucessos conquistados a custo nas últimas semanas”.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, já tinha anunciado que os europeus encontrariam “soluções inteligentes” para férias de verão, apesar da pandemia.

Também o comissário europeu para o Mercado Interno e os Serviços, Thierry Breton, afirmou ao Les Echos que o reinício do turismo requer uma “harmonização das melhores práticas, em particular tendo em conta o cruzamento das fronteiras e os trabalhadores sazonais”, apelando à adoção de um “Plano Marshall do turismo europeu”.

Contudo, numa entrevista ao Der Tagesspiegel, no domingo, o presidente do Parlamento alemão, Wolfgang Schäuble, declarou que os “direitos fundamentais restringem-se uns aos outros. Não devemos deixar as decisões apenas para os virologistas, mas também pesar as enormes implicações económicas, sociais, psicológicas e outras”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.