“Nem mais um abuso”. Grupo no Whatsapp servia para planear ataques à polícia em Espanha

Dois homens de 25 e 30 anos, os dois criadores de um grupo de Whatsapp que servia para planear ataques à polícia espanhola, foram detidos esta terça-feira.

De acordo com o jornal espanhol El País, o grupo da rede social Whatsapp, que se chamava “Nem mais um abuso”, foi criado no último domingo.

A ideia surgiu num outro grupo de WhatsApp criado para debater e partilhar notícias sobre o novo coronavírus. No passado domingo, um dos membros do grupo partilhou uma fotografia que mostrada uma pessoa com ferimentos e que, segundo esse participante, teriam sido causados por um agente da polícia espanhol.

A imagem levou um dos homens que foram detidos a criar o grupo do Whatsapp. Primeiro, era apenas um grupo onde se criticava a ação da polícia. Porém, não muito tempo depois, o objetivo passou a ser planear agressões a agentes.

“Aqui não vamos roubar, vamos espancar a polícia e depois procurar o pão que nós precisamos”, lia-se numa das mensagens enviadas no grupo, citada pelo El País.

O detido de 30 anos, que queria angariar “milhares de pessoas”, sugeria usar pneus para agredir a polícia. Segundo o mesmo jornal, os criadores do grupo têm um histórico de crimes semelhantes.

A investigação a este grupo coincidiu com a detenção de um terceiro elemento que, durante os últimos dias, terá agredido a polícia, atirando objetos através da janela, tendo causado danos a um carro da polícia.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.