/

Morreu Catarina Sena, subdiretora-geral da Saúde, aos 47 anos

DGS

Catarina Sena, subdiretora-geral da Saúde, morreu esta segunda-feira, aos 47 anos, vítima de doença prolongada. Administradora hospitalar e especialista em planeamento em gestão, era subdiretora-geral da Saúde desde 2008, tendo trabalhado com Francisco George e Graça Freitas.

No site da Direção Geral da Saúde, Graça Freitas descreveu Catarina Sena como “uma profissional brilhante e incansável”. “A Catarina sabia muito, da profissão e da vida, era culta, curiosa e estudiosa, pensava bem, agia bem, com justiça e objetividade. Lia bem o mundo. Tinha pensamento estratégico e veia de fazedora, era pragmática e ambiciosa na vontade de fazer melhor. Era uma profissional brilhante e incansável, mesmo doente, foi sempre brilhante e incansável. Marcou a sua vida profissional por uma elevação ímpar, mesmo durante o período de doença”, escreveu a atual diretora-geral da Saúde.

“Ofereceu-me uma oliveira, chorou comigo e por mim, trabalhou comigo, ajudou-me muito, mas muito, uma companheira perfeita. Fazes-me uma falta incalculável. Espero ter estado à tua altura”, termina Graça Freitas.

Alexandre Lourenço, presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, recorda-a no Facebook, como a mais respeitada administradora hospitalar da sua geração. “Todos nós crescemos a ler e a seguir a Catarina. Era exemplar. Como tantos de nós, devo muito à Catarina da minha vida profissional. Nunca lhe o disse, nem vou poder dizer”, escreveu.“Desapareces numa época que todos nós e o país mais precisavam de ti”.

Morreu a Catarina Sena.Foi assim que recebi esta triste notícia. Resistia há anos, sem nunca deixar de combater contra…

Publicado por Alexandre Lourenço em Segunda-feira, 6 de abril de 2020

Licenciada em Gestão e Administração Pública, com uma pós-graduação efetuada em Administração Hospitalar na Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa, Catarina Sena dedicou a carreira à área da Gestão Pública.

Foi administradora do Hospital Fernando Fonseca, do Hospital Curry Cabral e do Hospital dos Capuchos. Foi assessora do Ministério da Saúde entre 2001 e 2002 e entre 2005 e 2008.

Na DGS, esteve envolvida no desenvolvimento do Plano Nacional de Saúde, na criação do sistema de incentivos à procriação medicamente assistida e na implementação e desenvolvimento do projeto do cheque-dentista.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.