/

Engenheiros construiram um ventilador caseiro. Pode servir como “último recurso”

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, construiu um ventilador caseiro que pode ser usado como último recurso.

A pandemia de covid-19 continua a desafiar as comunidades médicas e uma das ameaças mais prementes é o fornecimento cada vez mais débil de ventiladores. Recentemente, uma equipa de engenheiros da Universidade de Vanderbilt aceitou o desafio de desenvolver um ventilador caseiro, para uso de último recurso.

Um ventilador é uma máquina que bombeia mecanicamente o ar para os pulmões e é destinado a pacientes que não conseguem respirar por conta própria.

“É assim que as pessoas morrem por covid-19”, disse Robert Webster, professor de engenharia mecânica da Universidade Vanderbilt. “Os pacientes podem morrer de outras maneiras, mas esta é a principal razão.”

Foi por esse motivo que Webster começou a trabalhar com outros engenheiros, de forma a arranjar uma solução para este problema. Decidiram, assim, construir um ventilador caseiro, e tudo o que encontraram nas suas garagens serviu para impulsionar este projeto: “pedaços de madeira, madeira compensada e até um para-brisas de um automóvel”.

De acordo com o comunicado da universidade norte-americana, o objetivo é criar um design open-source que qualquer pessoa consiga replicar nas suas próprias casas, caso a pandemia piore.

Na fabricação de um ventilador, é preciso ter em conta a força precisa para bombear o ar. No primeiro protótipo, os engenheiros enrolaram uma correia de nylon em torno de uma bolsa e prenderam-na ao braço da manivela de um motor de um para-brisas, para aplicar a força de aperto repetitiva.

O design funcionou, mas equipa queria um ainda mais “limpo”, no qual a quantidade de compressão (conhecida como volume corrente) pudesse ser controlada com mais precisão.

Inspirado pelo Mecanismo Scotch Yoke, a equipa construiu o seu segundo (e mais recente) protótipo em menos de três horas, usando materiais e ferramentas que podem ser encontrados em qualquer lugar do mundo, como madeira.

A equipa acrescentou, por último, sensores e controlos ao projeto, de modo a melhorar a segurança e a ajustar a proporção de entrada e saída de ar, para corresponder à respiração normal.

Assim que receberem o feedback deste ventilador caseiro, a equipa vai pôr mãos à obra e desenvolver o terceiro protótipo, que será extremamente parecido com um ventilador comum – ou, pelo menos, um ventilador capaz de deixar a equipa médica confortável em usá-lo em caso de necessidade urgente.

O objetivo a longo prazo passa por disponibilizar publicamente o design para que qualquer pessoa o consiga replicar.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.