/

“Parasitas do sushi” aumentaram quase 300 vezes nos últimos 40 anos

1

Uma nova investigação, levada a cabo por cientistas da Universidade de Washington (EUA), detetou um grande aumento de um verme que pode ser transmitido ao humanos quando estes consomem frutos do mar ou peixe cru.

Em causa está o verme-parasita anisakis, que é comummente conhecido como “parasita do sushi” e que pode infetar o trato intestinal do ser humano.

De acordo com a nova investigação, cujos resultados foram recentemente publicados na revista Global Change Biology, a presença destes organismos no oceano disparou nos últimos 40 anos – são agora 283 vezes mais abundantes do que na década de 70.

Esta investigação é importante, uma vez que “mostra que tanto os riscos para os humanos como para os mamíferos [do oceano] estão ao mudar ao longo do tempo”, frisou a autora principal do estudo, Chelsea Wood.

O parasita de anisakis pode ser encontrados numa variedade de animais marinhos, como lulas, camarões, salmão, bacalhau, entre outros. Quando uma pessoa ingere este verme vivo, o parasita acaba por invadir a sua parede intestinal, causando sintomas semelhantes aos de uma intoxicação alimentar, que incluem náuseas, vómitos e diarreia.

“Estar infetado com o anisakis não é uma experiência agradável. As pessoas que consomem este tipo de vermes vivos não sofrerão efeitos a longo prazo… Mas os vermes podem causar algum dano na saída do corpo humano”, explicou Wood, citada pelo Inverse.

Os parasitas podem chegar aos 15 metros de comprimento e, nalguns casos, podem ficar sem detetar durante muito tempo, dentro do organismo de uma pessoa.

ZAP //

1 Comment

  1. Obrigada, mas os parasitas não estão somente no sushi, mas em inúmeros tipos de carnes mal passadas e processadas, em legumes e verduras que além de conter tantos agrotóxicos, quando mal higienizados levam a muitas doenças

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.