Homens condenados por violação em grupo de estudante indiana foram enforcados

2

Divyakant Solanki / EPA

Os quatro homens que foram condenados pela violação em grupo de uma estudante de 23 anos, durante uma viagem de autocarro, em dezembro de 2012, em Nova Deli, capital da Índia, foram esta sexta-feira enforcados.

Segundo avançou a agência Lusa, citando a Associated Press, uma agência de notícias da Índia revelou que os quatro homens foram enforcados no estabelecimento prisional de Tihar, em Nova Deli.

Em 16 de dezembro de 2012, os homens, alcoolizados, seguiam num autocarro e violaram e espancaram uma jovem estudante de 23 anos, que depois atiraram do veículo.

A jovem sofreu múltiplos ferimentos na sequência da violação e do espancamento com barra de ferro e chegou a ser transferida para um hospital em Singapura, depois de três intervenções cirúrgicas na Índia, mas acabou por morrer poucos dias depois.

O caso gerou uma onda de protestos sem precedentes naquele país e algumas manifestações degeneraram em violência, nas quais houve mortes e feridos.

Em 30 de dezembro desse ano, o então secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, condenou o “crime brutal” de que foi vítima a estudante indiana.

Na ocasião, as autoridades divulgaram os nomes, as fotografias e as moradas dos violadores na página da polícia de Nova Deli e o departamento contra o crime criou um diretório de violadores condenados, que inclui igualmente os respetivos dados pessoais.

O antigo primeiro-ministro indiano Manmohan Singh também reconheceu, na altura, que as mulheres estavam a ser tratadas de forma desigual e injusta no país, e assegurou que a segurança delas era uma prioridade. Prometeu ainda rever as leis contra a violação, crime a que atualmente corresponde uma pena máxima de 10 anos de prisão.

Lusa //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.