/

Em 1935, os EUA lançaram bombas no maior vulcão do planeta (e um turista encontrou-as agora)

Kawika Singson estava a caminhar por terra coberta de lava na ilha Hawai quando encontrou duas bombas que não tinham explodido numa encosta do vulcão Mauna Loa.

De acordo com o Observatório de Vulcões do Hawai (HVO), tratavam-se dos restos de uma tentativa de desviar um fluxo de lava que aconteceu em 1935. Naquela ocasião, o fluxo de lava começou a diminuir no dia seguinte. No entanto, os cientistas acreditam que a redução foi quase uma coincidência.

As duas bombas oxidadas foram encontradas por Kawika Singson, um turista aventureiro que caminhava pelos campos de lava do vulcão Mauna Loa a 16 de fevereiro, que encontra as bombas dentro de um tudo de lava, de acordo com o jornal local West Hawaii Today.

Os artefactos oxidados eram pequenos e continham apenas uma pequena carga, tendo sido usados para atingir 20 bombas de demolição MK I, cada uma contendo 161 quilogramas de trinitrotolueno (TNT).

Uma investigação da década de 1970 sugeriu que os resultados do bombardeamento foram apenas uma ilusão. “O exame no local não mostrou evidências de que o bombardeamento tivesse aumentado a viscosidade e a interrupção do fluxo em 1935, logo após as detonações, deveria ser considerada uma coincidência”, concluíram os investigadores.

De acordo com o LiveScience, o bombardeamento da Força Aérea dos Estados Unidos, encomendado pelo então fundador da HVO, o vulcanologista Thomas A. Jaggar.

Em novembro de 1935, Mauna Loa começou a entrar em erupção. Uma abertura no flanco norte do vulcão arrotou a lava hnum lago em crescimento. Em dezembro, o lago rompeu, enviando um fluxo de lava em direção à cidade de Hilo a uma taxa de 1,6 quilómetros por dia. A lava ameaça o rio Wailuku, o que poderia cortar o suprimento de água de Hilo.

Alarmado, Jaggar chamou o Corpo Aéreo do Exército dos Estados Unidos. O vulcanologista esperava que o lançamento de bombas perto da fonte do fluxo abrisse novos fluxos nas fontes de lava, desviando o rio de rocha derretida para longe do rio Wailuku.

Mas não funcionou. As bombas caíram em 27 de dezembro, mas não criaram nenhuma nova atividade eruptiva. No entanto, o fluxo de lava diminuiu e a erupção da abertura foi interrompida em 2 de janeiro.  Para Jagger, foi um sucesso, que disse mesmo que o fluxo de lava não teria parado tão rapidamente se as bombas não tivessem sido lançadas.

Em 1939, após o término da erupção, o vulcanologista visitou os locais e afirmou que as bombas tinham chocado contra os túneis de lava, expondo a lava eruptiva ao ar e arrefecendo-a. Isso criou uma represa de lava refrescante que obstruiu a abertura.

Atualmente, os cientistas da HVO concordam que o bombardeamento de Jagger aconteceu quando o fluxo de lava já estava a diminuir.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.