/

Ex-chefe de gabinete de Eduardo Cabrita nomeado diretor adjunto do SEF

Mário Cruz / Lusa

Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita

José Barão, que foi chefe de gabinete do ministro da Administração Interna, liderado por Eduardo Cabrita, foi agora nomeado pelo mesmo ministro para “número dois” do SEF, sem ter experiência relevante na área das imigrações.

O Diário de Notícias, que avança a notícia esta sexta-feira, descreve José Barão como um boy do Partido Socialista que fez desde a juventude um percurso ligado ao partido, em vários cargos dirigentes na Juventude Socialista e funções como uma vereação na câmara de Setúbal.

José Barão, de 42 anos, é jurista e foi chefe de gabinete de Cabrita quando o atual ministro da Administração Interna foi secretário de Estado adjunto da Administração Local, no governo liderado por José Sócrates. Quando Cabrita foi nomeado ministro adjunto na governação da António Costa, em 2015, José Barão voltou a assumir as mesmas funções que continuaram quando Cabrita passou para a Administração Interna na remodelação após os incêndios de 2017.

Na nova legislatura, iniciada em outubro de 2019, José Barão saiu do cargo. Nos últimos meses, dedicou-se à atividade de jurista na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Agora, no SEF, José Barão passou a ocupar as funções que eram desempenhadas por José António Moreira, um inspetor do Tribunal de Contas que também tinha sido nomeado por Eduardo Cabrita em comissão de serviço.

No despacho da nomeação, o ministro declara que José Barão “possui reconhecida idoneidade, experiência profissional e formação exigidas para o exercício das funções em causa”.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.