/

Advogada de alegado testa-de-ferro de Sócrates avalia juízes candidatos ao Supremo Tribunal

Luís Ruivo / Lusa

O empresário Carlos Santos Silva à chegada para o segundo dia de audição no Tribunal Central de Instrução Criminal.

Paula Lourenço, advogada de Carlos Santos Silva, o alegada testa-de-ferro de José Sócrates vai avaliar candidatos no próximo concurso de acesso ao Supremo Tribunal de Justiça.

A advogada de Carlos Santos Silva, o alegado testa-de-ferro do antigo primeiro-ministro José Sócrates, vai fazer parte do júri do concurso de acesso ao Supremo Tribunal de Justiça (STJ). Paula Lourenço vai avaliar 15 juízes desembargadores, três procuradores-gerais adjuntos e um professor catedrático que apresentaram candidatura para serem graduados em juízes conselheiros.

O Observador escreve ainda que advogada defende Carlos Santos Silva nos autos da Operação Marquês e costuma ter procuração em alguns dos principais processos da área económico-financeira do DCIAP e da Relação de Lisboa.

A posição de Paula Lourenço faz com que os seus futuros recursos no Supremo Tribunal de Justiça venham a ser decididos pelos candidatos que vai avaliar no 16.º concurso de acesso ao STJ. Isto faz com que a advogada possa estar a incorrer num eventual conflito de interesses.

Paula Lourenço assumiu funções no Conselho Superior da Ordem dos Advogados (OA), no final de 2019, após Menezes Leitão ter sido eleito bastonário da Ordem. Leitão desmente que tenha indicado Paula Lourenço para o cargo.

“Fui indicado para esse júri antes de ter sido eleito bastonário, na altura em que era presidente do Conselho Superior. Quando tomei posse como bastonário, considerou-se ser mais conveniente que o novo Conselho Superior indicasse outra pessoa e ele indicou a sua atual presidente para essa função”, disse ao Observador.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.