/

Novas lentes de contacto de alta tecnologia ajudam a corrigir daltonismo

As novas lentes de contacto podem ajudar pessoas com daltonismo a restaurar deficiência de contraste e a melhorar a perceção das cores.

Um ser humano saudável consegue distinguir cerca de um milhão de cores. Um novo tipo de lente de contacto, desenvolvido por investigadores da Universidade de Tel Aviv, em Israel, pode ajudar a restaurar parte dessa faixa em pessoas com daltonismo, cuja perceção da cor é limitada em algumas partes do cérebro.

A investigação, publicada recentemente a The Optical Society, envolveu a incorporação de dispositivos óticos superfinos – chamados metassuperfícies – em lentes de contacto para corrigir o daltonismo.

A tecnologia de filtragem está relacionada com as estranhas propriedades óticas das metassuperfícies, minúsculas variações na superfície destinadas a alterar a maneira como a luz reflete ou passa para um material. “As nossas lentes de contacto usam metassuperfícies baseadas em elipses de ouro de tamanho nano-métrico para criar uma forma personalizada, compacta e durável de solucionar essas deficiências.”

O uso de uma metassuperfície em vez de um agente de filtragem facilita muito o ajuste das propriedades do material para atender às necessidades individuais.

Sharon Karepov / Tel Aviv University

Para se ter uma ideia do efeito destas lentes de contacto inovadoras, na primeira imagem acima vê-se uma árvore tal como a maioria da população a vê. A segunda árvore corresponde à visão de alguém com daltonismo, e a terceira árvore corresponde à imagem corrigida por uma lente gravada em metassuperfície.

Estas lentes podem ser uma solução conveniente e confortável para pessoas que sofrem diariamente com esta condição. “Os óculos baseados neste conceito de correção estão disponíveis comercialmente, mas são significativamente mais volumosos”, explicou Sharon Karepov, membro da equipa, citada pelo ScienceAlert.

O elemento ótico é ultrafino e pode ser incorporado a qualquer lente de contacto rígida. Esta inovação adiciona novas opções interessantes ao mercado da terapia para daltonismo, e pode também ser personalizada para atender a uma variedade de deficiências visuais.

Antes de chegarem ao mercado, as lentes de contacto precisam de passar por alguns testes clínicos. Para já, os cientistas afirmam que as simulações de laboratório sugerem que as distinções de cores podem ser 10 vezes melhores com estas lentes de contacto.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.