/

Cientistas criaram gin de ervilhas ecológico (mas pode embriagá-lo na mesma)

Ervilhas são provavelmente a última coisa que esperaria encontra no seu gin tónico. Porém, foi isso que mesmo que cientistas da Abertay University e o James Hutton Institute, na Escócia, fizeram.

O gin chama-se Nàdar – que significa “natureza” em gaélico – e os cientistas afirmam ter uma pegada ambiental mais pequena do que os gins tradicionalmente destilados feitos com trigo.

Cada garrafa de 700 milímetros de Nàdar tem uma pegada de carbono de -1,54 quilogramas de dióxido de carbono, “o que significa que evita mais emissões de dióxido de carbono do que cria”, de acordo com um comunicado da Abertay University.

Embora seja sabido que o gin é feito a partir de bagas de zimbro, na verdade, requer uma base neutra – geralmente feita de trigo – ao qual as bagas são adicionadas.

“Bebidas tradicionais como cerveja e whisky são produzidas a partir de cereais que exigem bastante fertilizante artificial”, disse Graeme Walker, professor de zimologia da Abertay University, que supervisionou o projeto. “Isso afeta as emissões de gases de efeito estufa e as mudanças climáticas”.

Foram necessários cinco anos de estudo em colaboração com a Arbikie Distillery, uma quinta na costa leste de Angus, na Escócia, para desenvolver o gin.

Em declarações ao Mashable, Kirsty Black, principal autora do estudo, disse que ervilhas e legumes em geral são uma “ótima opção de cultivo por razões ambientais e de biodiversidade”. A Arbikie Distillery não importa nenhum produto para fazer o seu gin.

“A maioria das culturas que cultivamos hoje em dia exige o uso de fertilizantes para fornecer o nitrogénio necessário para produzir a qualidade e quantidade desejadas de colheita”, explicou Black. “Infelizmente, o uso de fertilizantes é conhecido por ter um impacto ambiental negativo“.

“Apesar de quase 80% da nossa atmosfera ser nitrogénio, está na sua forma não reativa, tão inutilizável pelas plantas”, disse Black. É aqui que entram legumes como ervilhas, feijões e lentilhas.

O desempenho ambiental da ervilha prende-se ao facto de que todas as partes úteis das ervilhas – desde o descasque até à destilação – são usadas para criar alimentos para animais domésticos.

As ervilhas têm uma capacidade natural de obter o nitrogénio necessário para o crescimento usando um processo chamado fixação biológica de nitrogénio, o que significa que não é necessário usar fertilizantes sintéticos prejudiciais ao meio ambiente. As leguminosas diferem da maioria das plantas porque são capazes de fixar nitrogénio do ar com uma relação simbiótica com bactérias nos nódulos radiculares, convertendo nitrogénio não reativo em nitrogénio reativo.

O processo de destilação também cria um produto residual – feito a partir da proteína restante da ervilha e do fermento usado – que pode ser usado como alimento animal altamente nutritivo.

Apesar de tudo, o gin não sabe a ervilha. “O uso de ervilhas não afeta o sabor final do gin”, disse Black. “Para fazer qualquer gin, o método mais comum é destilar os seus vegetais com uma base neutra. Aqui criamos essa base neutra com ervilhas, mas os sabores do gin são dos vegetais que escolhemos usar”.

A receita do gin inclui zimbro, coentro, capim-limão e folhas de limão. “O gin é basicamente um espírito neutro aromatizado com vegetais, incluindo zimbro”.

Este gin de ervilha tem a mesma quantidade de zimbro que os gins normais.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.