/

Nespresso acusada de trabalho infantil. George Clooney desiludido

Michael Vlasaty / Flickr

George Clooney

A marca Nespresso, sediada na Suíça, está a ser acusada de lucrar à custa de trabalho infantil. O ator George Clooney, que há anos é a cara da marca de café, diz-se surpreendido e desiludido com a alegada situação.

Em causa está uma investigação do canal britânico Dispatches, do Channel 4 News, segundo a qual existe trabalho infantil forçado em plantações de café ligadas à marca.

O canal mostrou seis fábricas da Guatemala, a maior produtora de café da América Central, que alegadamente trabalharam para a Nespresso, do universo Nestlé, e recorrem a trabalho forçado de crianças, tal como conta a revista Sábado.

“Tendo crescido e trabalhado numa plantação de tabaco desde que tinha 12 anos estou ciente dos complexos problemas que envolvem a agricultura e o trabalho infantil (…) Claramente esta direção e esta empresa ainda têm muito trabalho para fazer. E esse trabalho vai ser feito”, afirmou Clooney num comunicado enviado à revista Deadline, onda a nota do ator de 58 anos pode ser lida na íntegra.

A Nespresso garante que todos os grãos de café são obtidos de forma ética e que a empresa tem “tolerância zero” no que respeita ao trabalho infantil, adiantando ainda à mesma revista estar a investigar as alegações.

“Parámos imediatamente as compras de café em todas as quintas da região e não as vamos retomar até que consigamos investigar e garantir que o trabalho infantil não está a ser utilizado”, disse o diretor-geral da Nespresso, Guillaume Le Cunff.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.