Abanca quer acabar com a marca EuroBic

O banco galego admite vir a fazer um “processo de rebranding” no EuroBic, depois da auditoria aprofundada e da autorização do Banco Central Europeu (BCE).

Esta segunda-feira, o Abanca fechou oficialmente o acordo para a compra de 95% das ações do EuroBic, banco liderado pelo ex-ministro Fernando Teixeira dos Santos, ficando, entre outros, com as participações de 42,5% de Isabel dos Santos e de 37,5% de Fernando Teles.

Em declarações ao semanário Expresso, fonte oficial do banco liderado por Juan Carlos Escotet admitiu que, depois da auditoria aprofundada à instituição e da autorização do Banco Central Europeu (BCE), será feito um “processo de rebranding.

“O Abanca anunciou o acordo para compra do EuroBic, pelo que é natural que após o processo de due dilligence anunciado, e a seu tempo, exista um processo de rebranding semelhante ao de outras operações corporativas levadas a cabo no passado”.

Assim, quando a operação terminar, as cerca de 180 agências EuroBic deverão mudar de nome para Abanca, juntando-se aos 70 pontos de venda já existentes. Em Portugal, o banco galego comprou o negócio de retalho do Deutsche Bank e é dono da Sogevinus, que gere cinco marcas de vinhos do Porto (Cálem, Kopke, Burmester, Barros e Velhotes).

Além disso, foi o comprador selecionado para ficar com o banco que a Caixa Geral de Depósitos (CGD) tinha em Espanha, o Banco Caixa Geral, cuja integração deverá acontecer até março. Em 2019, o Abanca alcançou lucros de 405 milhões de euros.

Questionada pelo jornal sobre a equipa de administração do EuroBic, que, para além do ex-ministro das Finanças, tem Diogo Barrote na liderança, a mesma fonte oficial não quis responder.

Segundo o Expresso, o mandato terminou no ano passado, pelo que deverá haver, na passagem do primeiro para o segundo trimestre, uma assembleia-geral para a escolha da nova equipa. A operação do Abanca em Portugal tem Pedro Pimenta como responsável.

De acordo com o Jornal de Negócios, além de ficar com mais de 250 balcões e quase dois mil trabalhadores, o número de clientes do Abanca em Portugal vai quadruplicar.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.